Bacteriofago - PASIEKA/Science Photo Library Bacteriofago - PASIEKA/Science Photo Library

Você já ouviu falar sobre o vírus assassino de bactérias, bacteriófago?

18 de de dezembro 2017 por

Nem só de bactérias vive nosso intestino.

Probióticos, prebióticos são palavras que estão cada dia mais na boca das pessoas que cuidam da alimentação e da saúde. Os Probióticos são microrganismos vivos vivem no nosso intestino e que ajudam a digerir e absorver os nutrientes necessários ao nosso organismo e os prebióticos são compostos orgânicos, fibras que ajudam no funcionamento do nosso intestino.

A importância do intestino não é maior ou menor que qualquer outro órgão. Isso quer dizer que não pode ser negligenciado e maltratado. Se nosso intestino não funcionar bem podemos não obter os nutrientes necessários, o sistema imunológico será afetado entre outras consequências. Isso a maioria das pessoas já sabe, mas o que há de novo é que existe um vírus que habita nosso corpo tão importante quanto os prós e prebióticos.

Esse vírus foi descoberto muitos anos atrás, na verdade durante a primeira guerra mundial e é conhecido como assassino de bactérias. Seu nome é bacteriófago (fagos = comer). O que não se sabia é que esses vírus estão presentes no nosso intestino exercendo um papel muito importante na prevenção de doenças e na manutenção das bactérias intestinais. As pesquisas mostram que esses vírus nos protegem de patógenos, que são bactérias nocivas para nossa saúde.

Eles podem viver no nosso muco intestinal, local onde se encontram também um grande número de bactérias. Como eles são assassinos de bactérias acabam por matar as bactérias boas e as ruins. Mas se eles estiverem em um número adequado, irão manter um número adequado das bactérias boas (Probióticos) e não vão permitir que as bactérias ruins aumentem e nos façam ficar doentes.

Os estudos também mostram uma relação entre esses vírus e o câncer de intestino. Significa que eles podem também nos proteger do desenvolvimento do câncer de intestino.

Mas nem adianta correr para a farmácia porque não existe nenhuma forma de repor esses vírus, e nem sei se vai existir. O melhor a fazer então é manter os hábitos alimentares o mais saudável possível, e cuidar da população de vírus que já temos vivendo em nós mesmos.


A Dra. Ivani Manzo atende pessoas pessoalmente ou online, auxiliando a terem uma alimentação mais saudável, encontrando o melhor tipo de atividade física e melhor qualidade de vida.  A Dra. Ivani Manzo é PhD pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo UNIFESP-EPM.  Há anos estuda o funcionamento do corpo humano. Acredita que a melhor forma de manter a saúde e a qualidade de vida é cuidando da alimentação, sono e fazer exercícios.   Para contato, visite: http://www.myclickcoach.com

Deixe Seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Translate »