Você gosta de cuidar da sua saúde?

13 de de setembro 2016 por

Você, assim como eu e a maioria das pessoas, está atenta(o) às notícias sobre saúde alimentação e exercícios? Você já reparou que existe “o” melhor alimento para tudo? Existe a melhor fruta para evitar o câncer, a melhor fruta para combater o diabetes, o melhor suco ou o melhor alimento para emagrecer? Os alimentos que prometem emagrecer são os que mais fazem sucesso, pois a obesidade é uma das enfermidades mais difíceis de serem tratadas.

E não pense que se mudarmos de assunto as coisas irão mudar. Quando lemos ou falamos sobre exercícios é a mesma coisa. Existe o melhor exercício para tudo! O melhor exercício para acabar com a barriga, o melhor exercício para emagrecer, o melhor exercício para ficar musculoso e assim por diante.

O que será verdade? E o pior: o que será mentira? As coisas são colocadas ou melhor, jogadas de uma forma muito irresponsável. Irresponsável porque as pessoas que ouvem ou leem, na maioria das vezes não conseguem saber ou entender onde está a mentira e o que de tudo isso é verdade ou puro interesse em ganhar seguidores e sim…muito dinheiro.

Com todo respeito a quem merece, mas muitas pessoas que postam informações que acabam induzindo comportamentos não estudaram, não pesquisaram, apenas ouviram ou leram em redes sociais ou em um bate papo. Existem pessoas que tem milhares de seguidores porque emagreceram muito. Essas pessoas são idolatradas pois, conseguiram algo que a maioria não consegue. Elas têm muito mérito, mas não se pode aceitar que o que funcionou para uma pessoa poderá funcionar para todos e também não é certo que essa pessoa vitoriosa se torne um guru em emagrecimento, ou em nutrição, como tem acontecido.

É necessário entender que as revistas científicas que trazem as novidades das pesquisas, têm um grupo de cientistas que avaliam o que será publicado, dando uma maior credibilidade ao artigo. Mesmo assim, muitos profissionais com titulação, escrevem e agem de forma não muito ética a fim de ganhar fama e dinheiro. É necessário ter muito cuidado e sempre ouvir mais de uma opinião, antes de ir seguindo todos os conselhos lidos ou ouvidos.

Com relação aos exercícios posso afirmar com certeza que todos os tipos de exercício são benéficos se forem feitos com uma boa prescrição. Claro que fazer exercícios em excesso faz mal. Mas, o melhor exercício é aquele que é feito, é aquele que você faz e gosta de fazer. As pessoas que não tem habilidade em fazer exercício, se insistirem irão aprender e assim se tornará prazeroso. Um bom profissional irá prescrever o exercício de acordo com a habilidade e capacidade do cliente e assim poderá haver um progresso. Se logo de início forem prescritos exercícios complexos e cansativos, com certeza muitas pessoas irão desistir.

O sucesso pode estar em escolher o profissional correto e iniciar da forma correta e não ficar seguindo o que pessoas que pouco sabem e que nada estudaram, dizem por aí.


Quer saber mais sobre Saúde e Bem Estar? Curta nossa página do Facebook.


A Dra. Ivani Manzo atende pessoas pessoalmente ou online, auxiliando a terem uma alimentação mais saudável, encontrando o melhor tipo de atividade física e melhor qualidade de vida.  A Dra. Ivani Manzo é PhD pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo UNIFESP-EPM.  Há anos estuda o funcionamento do corpo humano. Acredita que a melhor forma de manter a saúde e a qualidade de vida é cuidando da alimentação, sono e fazer exercícios.   Para contato, visite: http://www.myclickcoach.com

Deixe Seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Translate »