Você gosta de animais e os trata como seus próprios filhos?

18 de de novembro 2016 por

Se sua resposta for sim … então vem comigo.

Venho de uma cidade do interior paulista, onde cachorros e gatos morrem em nossos quintais…

Lá, o coitado do gato nunca toma banho. Lá os cachorros também são os melhores amigos do homem. Todavia os peludos ficam mesmo é nos arredores da casa. Lá eles trabalham duro para ajudar a tocar o gado ou mesmo para ir entre as lavouras ajudando seus donos a trilhar seus caminhos, e certamente nas casas da cidade eles são mesmo o alarme perfeito sem precisar pagamento. São treinados para tomar conta de tudo inclusive do botijão de gás que os seus donos esquecem lá na área dos fundos.

Certamente você deve estar pensando: “ela morou num “buraco” chamado cidade, e eu lhe digo que você está errado.

Devo admitir que algumas famílias atualmente já levam seus peludos ao salão de beleza dos animais e como tudo é copiado daqui, uns são intitulados “cão spa’s” e muitos dos animais são tratados como os mimos de algumas senhoras ricas.

Nas grandes cidades o panorama é melhor… As madames tem o tosador que visitam as residências uma vez por mês, e tenho que confessar que eu achava bem caro as taxas cobradas por aqueles profissionais. Eu sempre achava ridículo meus tios dizerem que amavam o “Tigre” e o “Tostão” quando os pobres mais pareciam um monte de pelos embaralhados e nunca iam na frente da camionete.

Mas graças a Deus eu cheguei ao “primeiro mundo” e com esta mudança eu podia observar nas casas de minhas vizinhas que os gatinhos tem seu lugar predileto na lar e os cachorros são chamados filhinhos e tem nome e sobrenome ou seja a palavra e sentimento “freedom” também se aplica aos nossos melhores amigos. Aqui estes seres que nos entendem tão bem sem poder responder a nenhuma de nossas perguntas mesmo que saibam o significado de muitas delas convivem melhor com os humanos.

Quem já não parou para pensar que muitos desses seres indispensáveis são muitas vezes mais bem tratados do que algumas crianças? Eu que sempre amei os peludos e eu tinha uma linda gracinha chamada” Inara” no Brasil e por motivos óbvios eu tive que deixa-la pra traz, me fez chorar muitas noites quando cheguei na Florida. Eu tinha mais saudades dela do que de alguns amigos.

cachorra-da-ligia-1Porem não levei muito tempo para render-me aos encantos de uma cachorrinha feiosa que passei a chamar de “Beauty”. No começo a lindeza ficava na área de serviço e não visitava o segundo andar, mas a coisa mudou muito desde então e hoje ela vive mesmo entre as almofadas do nosso sofá da sala de televisão, esta pequena criatura muitas vezes nos mostra mais inteligência do que muitos seres humanos que vivem próximos a nós. Acreditem ou não porque não é piada: quando o Presidente Obama estava sendo eleito a “perfeita admiradora” até latia para que parássemos de fazer comentários quando o nosso atual presidente começava seu discurso.

Inacreditável para quem nunca foi mãe de peludo entender que nossa pequena amiga aqui em casa fala com os olhos e sabe exatamente do que estamos falando o tempo todo.

cachorros-da-ligia-2Anos depois chegou a Mya uma pequena cadelinha adotada que hoje divide as atenções com a velhinha Beauty. Sem exageros e só quem tem algum animalzinho em casa sabe o que quer dizer continuação da família e não posso nem imaginar ficar sem elas por perto. Já tive altos confrontos com amigos “alienígenas” que quiseram dar “pitadas” e conselhos não solicitados sobre minhas filhas de pelos.

Tento lembrar às visitas que elas são muito bem vindas mas que continuam sendo apenas VISITAS. As peludas fazem parte da família e são tratadas como tal.

Mas vamos nos informar um bocadinho… Você sabe quanto custa ter um animalzinho de estimação? Se você está considerando trazer um amigo peludo para sua casa, (gatos ou cachorros), você deve se fazer a seguinte pergunta: “Posso me dar ao luxo de ser dono(a) de um animal de estimação?”

E sem maiores “delongas” quero lembrar alguns pequenos acidentes que nossos bichinhos vão cometer nos primeiros dias, semanas ou até mesmo meses. Se tenho carpete tenho que lembrar que meu lindinho (a) não poderá ficar fora de sua casinha. (custa caro mandar lavar os tapetes e carpetes) Não posso deixar coisas fora do lugar como sapatos ou enfeites pois os dentinhos vão nascer e certamente as travessuras de coçar as gengivas também acontecem em nossos filhos de pelos.

Os custos de trazer um animal para sua casa vão muito além de qualquer taxa de adoção inicial, que pode variar entre zero a centenas de dólares. Eis aqui uma lista do custo médio no primeiro ano de propriedade de animal de estimação tipo um cão médio ou um gato, de acordo com a ASPCA (American Society for the Prevention of Cruelty to Animals).

As despesas do animal de estimação

• Castração ou Esterilização: Cão: US $200 / Gato: $145
• Exame médico inicial: Cão: US$ 70 / Gato: $130
• Coleira ou Leash: Cão: US $30 / Gato: $10
• Caixa de maca: Gato: $25
• Risca o cargo: Gato: $15
• Caixa: Cão: $ 95, dependendo do tamanho
• Realização da caixa: Cão: US $60 / Gato: $40
• Formação: Cão: $ 110
• Total Um tempo de custos: Cão: $ 565 / Gato: $ 365

despesas anuais do animal de estimação

• Alimentação: Cão: US $120 / Gato: $145
• anuais Exames médicos: Cão: $235 / Gato: $130
• Litter: Gato: $ 200
• brinquedos e guloseimas: Cão: US $55 / Gato: $25
• Licença: Cão: $15
• Seguro de saúde do animal de estimação: Cão: $225 / Gato: $175
• Diversos: Cão: US $45 / Gato: $30
• Total de Custos anuais: Cão: $695 / Gato: $705

De acordo com este relatório, o custo total do primeiro ano para possuir um cão é de R$ 1.270 e para um gato é de US $1.070.

Estes custos são relacionados a ter um cão ou gato com ou sem pedigree.

Se você ainda não se convenceu que amar um peludinho não necessariamente é questão de ter pedigree ou não…. Eu ainda sou daquelas matutas que preferem adotar estes seres maravilhosos do que comprá-los.

Mas como pessoas são diferentes e não estou aqui para iniciar qualquer polemica, se você prefere os com raça pura, por favor dê atenção ao fato de que um cachorro pode ser caro talvez pelo primeiro impacto do custo, pois um filhote de dias pode custar mais de $ 1,000 dólares. Porém este custo será beneficio, porque como você não se nega a pagar por um filhote bem estruturado e certamente não gastará mais do que o necessário por doze anos, estes $ 1.000 dólares iniciais serão uma fração do que lhe custará cuidar dele por 12 anos.

Nossos amiguinhos comprados ou não podem ter as mesmas causas de enfermidades.
Obesidade, Insuficiência renal, Erlichiose (doença do carrapato) depressão, ansiedade, otite (inflamação dos ouvidos), problemas com o coração, intestinos e ate câncer e nem estou mencionando as doenças raras que podem iniciar somente através de uma virose. E não podemos nos esquecer que nossos pimpolhos devem ser vacinados regularmente.

Cuidados Básicos com nossos bebês:

  • Shampoo e condicionador
  • Limpeza regular das orelhas e dos dentes
  • Espremer as glândulas, etc.

Tudo isso tem um custo.

Quero ainda lembrar ao leitor que ter um animal e exatamente como ter um filho certo? Então temos também que nos preparar para o inesperado.

Kiplinger publicou recentemente um artigo sobre este tema, os custos ocultos e inesperadas de se possuir um animal de estimação. Os autores sugerem conseguir um fundo de emergência para os custos de saúde inesperados para nosso animal de estimação: “Nós provavelmente iremos enfrentar pelo menos uma conta de uns $2.000 a $4.000 para atendimento de emergência em algum momento durante a vida de nosso animal de estimação”, sugere o Dr. Louise Murray, vice-presidente da ASPCA do Animal Hospital Memorial Bergh, em Nova York. Porém dedos cruzados talvez isto nunca aconteça comigo nem com você.

Ainda considero viável ter um seguro para o nosso animal em muitos casos fica bem menos difícil leva-lo ao veterinário regularmente e dependendo do preço da franquia você terá menos custo se ele se enfermar seriamente.

A preciosidade de ver a Beauty me esperando chegar todas as tardes, ou sentir que a Mya realmente sente a minha falta quando estou fora de casa a trabalho ou diversão me faz ter a certeza que esta felicidade não tem preço.

Abraços a todos as mamães e papais que reconhecem a continuidade de vida que se estende e se confunde entre nossos filhos de duas pernas ou 4 patas.

Até a próxima! Esperem por novidades…. vocês vão gostar.


Ligia é proprietária da Shiny Idea, uma empresa voltada para o setor de beleza.  Estudou Cosmetologia na Sheridan Technical  College, Postgraduate Education em Skin Care no International Dermal Institute, Health Care na FLC Healthcare Academy.  Sempre trabalhou como profissional liberal e tornou-se President Club da Avon.  Atualmente como profissional de Saúde, dá  atendimento preferencial  a pacientes de pós e pré cirúrgicos.  Ama sorrir, ama cachorros, ama cozinhar, fazer e receber amigos.  Email para contato: ligia200@hotmail.com

Deixe Seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Translate »