Veja como tirar todos aqueles screenshots do desktop do seu Mac

20 de de October 2018 por

O desktop do seu computador merece estar bem limpo e organizado tal qual a sua mesa de trabalho. Afinal, você nunca sabe se vai compartilhar sua tela numa apresentação de negócios, ou mesmo abrir o computador na frente de um cliente e acabar mostrando uma monstruosidade como essa:

Há quem diga: “mas eu encontro meus arquivos sem nenhum problema”. Outros vão mais além: “se eu colocar os arquivos nas pastas de documentos, imagens, vídeos, etc. eu não vou achar mais nada”. Mas a gente sabe que não é bem assim, certo? Encontrar alguma coisa no meio de uma bagunça dessas, é como encontrar uma agulha no palheiro. E vamos combinar que passa a impressão de que você não dá muita bola pra organização.

Eu aprendi que com alguns passos relativamente simples, é possível fazer com que o seu desktop volte a ter aquela visão de serenidade natural que a Apple queria dar quando usou uma linda foto do Parque Yosemite, por exemplo.

No caso dos arquivos gerados por aplicativos, eu costumo trabalhar com eles usando o próprio Desktop porque preciso de acesso rápido, mas assim que termino uma tarefa ou até mesmo no final de cada dia eu os transfiro para as pastas correspondentes, sejam no meu computador ou direto para o Google Drive, para acesso remoto e para poupar meu HD.

Mas como fazer para organizar as capturas de tela, os “screenshots”? Eis a dica:

1) Primeiro, escolha um local para armazenar todas as suas capturas de tela. O lugar mais simples ainda é o desktop, até porque esses arquivos acabam ficando obsoletos se não forem renomeados ou porque sua utilidade costuma ser momentânea. A partir daí, crie uma nova pasta (Shift + ⌘ + N) e chame-a de “Screenshots” ou o nome que você se sentir mais à vontade.

2) Agora, clique com o botão direito do mouse na pasta e pressione “Get Info”. Alternativamente, clique na pasta e pressione ⌘ + I.

3) Procure a informação “Where”:

4) Selecione e copie aquela linha para o aplicativo do Notes ou em algum lugar onde você possa armazená-la por um segundo. Você precisará dessa informação em breve.

5) Abra o aplicativo Terminal. Se você não conseguir encontrá-lo, pressione ⌘ + Space e digite “terminal”.

6) Quando o aplicativo Terminal abrir, digite essa frase mas não pressione enter: defaults write com.apple.screencapture location

7) Agora, volte ao seu aplicativo do Notes e copie aquele local do Notes e cole-o logo após o código no Terminal.

8) Digite /Screenshots no final. A linha inteira deve ler algo como: defaults write com.apple.screencapture location / Users / seunome / Desktop / Screenshots

9) Pressione Enter.

10) Agora digite: killall SystemUIServer e pressione enter.

11) Se você seguiu essas etapas corretamente, todas as novas capturas de tela serão armazenadas automaticamente na nova pasta “Screenshots”. Você terá que mover manualmente todos os que já tinham sido capturados até então, mas aqui está uma maneira rápida de fazer isso:

11.1 Abra duas janelas do Finder, uma com a área de trabalho e outra com a pasta Screenshots.

11.2 Classifique a janela da área de trabalho por ordem alfabética de nome e role até a primeira que começa com “Screenshot”

11.3 Clique nele, mantenha pressionada a tecla shift, role até o último arquivo de screenshots, clique novamente e arraste-os para a janela da pasta Screenshots.

Pronto! Espero que sua foto, do Parque Nacional Yosemite ou o Wallpaper que você mais gosta, esteja mais visível agora.


Vera é carioca, blogueira, practitioner em PNL (Programação Neurolinguística),  fundadora do Brasileirinho.com e seu maior prazer é usar este veículo para divulgar conteúdo relevante para leitores que moram, estudam ou visitam os Estados Unidos.  Tem como hobby ajudar ou ensinar pessoas a construirem seus  próprios websites para promover seus negócios ou serviços, usando WordPress como plataforma.  Para contato: vschafer@brasileirinho.com 

 

Deixe Seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Call Now
Translate »