Suplemento de Proteínas - Whey Protein Suplemento de Proteínas - Whey Protein

Os efeitos de um novo Suplemento de Proteínas: Pó de Carne

23 de de maio 2017 por

Dificilmente você encontrará alguém que se preocupe com a forma física, que faça exercício, dieta e que não tenha tomado ou que não esteja tomando suplemento alimentar.

Como todos os produtos alimentícios novidades sempre estão chegando ao mercado e prometendo muitos benefícios. O trabalho científico mais recentemente publicado data de maio de 2017 e eu gostaria de analisar para vocês.

Neste trabalho os cientistas analisaram o resultado de alguns exercícios com relação ao aumento do tamanho do músculo (hipertrofia) e aumento de força, em homens jovens e saudáveis divididos em quatro grupos. Grupo que ingeria pó de carne, grupo que ingeria whey protein, grupo que ingeria carboidrato e grupo que não ingeria nada e apenas fazia o exercício, esse último chamado de controle, ou seja, apenas para comparação. Todos os dias por 8 semanas eles ingeriam 20g do suplemento com suco de laranja e faziam os exercícios.

Os resultados mostraram que os 3 grupos suplementados apresentaram ganho de força e de massa muscular em comparação aos grupo que não mudou a alimentação. Interessante, então quer dizer que comer carne em pó, ou proteína do soro do leite (Whey Protein) ou carboidrato traz o mesmo resultado?

Segundo este estudo sim. Mas eu pergunto: esses resultados querem dizer que a suplementação melhora o desempenho, ou quer dizer que as pessoas estão comendo errado e se você acrescentar mais nutrientes, sejam quais forem, o desempenho vai melhorar? Na minha opinião deveria ter havido mais um grupo, no qual as pessoas iriam comer mais alimentos ricos em proteínas e ou carboidratos. Assim, poderíamos dizer que a alimentação correta traz ganho de massa muscular e força. Uma outra observação que reforça minha análise é que nenhum grupo teve a sua alimentação previamente avaliada, então caso eles estivessem comendo errado qualquer adição de alimento faria diferença.

O maior problema desse tipo de pesquisa é que os resultados podem levar facilmente a uma conclusão errada.

Facilmente as pessoas irão acreditar que basta suplementar com pó de carne ou “whey protein” ou maltodextrina que o resultado irá aparecer. Mas não é assim. Os carboidratos e as proteínas têm funções diferentes no nosso corpo. A principal função dos carboidratos é fornecimento de energia e se estiver faltando energia vamos usar as proteínas para isso, sendo que não é função delas.

Então, nesse trabalho me parece que estava faltando energia para as pessoas, porque os 3 tipos de suplemento apresentaram os mesmos resultados. Mas não vamos saber, a menos que se repita o experimento com mais um grupo se alimentando corretamente. Mais uma vez, trabalhos científicos podem ser utilizados para disseminar conclusões erradas e assim fortificar o mercado da suplementação para a prática de exercícios ou do emagrecimento.

Carbohydrates Alone or Mixing With Beef or Whey Protein Promote Similar Training Outcomes in Resistance Training Males: A Double Blind, Randomized Controlled Clinical Trial. Naclerio F1, Seijo-Bujia M1, Larumbe-Zabala E2, Earnest CP3. Int J Sport Nutr Exerc Metab. 2017 May


A Dra. Ivani Manzo atende pessoas pessoalmente ou online, auxiliando a terem uma alimentação mais saudável, encontrando o melhor tipo de atividade física e melhor qualidade de vida.  A Dra. Ivani Manzo é PhD pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo UNIFESP-EPM.  Há anos estuda o funcionamento do corpo humano. Acredita que a melhor forma de manter a saúde e a qualidade de vida é cuidando da alimentação, sono e fazer exercícios.   Para contato, visite: http://www.myclickcoach.com

Deixe Seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Translate »