3% da população tem intolerância à Lactose, mas 99% deixou de ingerir Lactose

Pelo menos entre os brasileiros essa porcentagem de intolerância é verdadeira. Como também é verdadeira a afirmação que a maioria das pessoas eliminou a lactose da alimentação. O que é a lactose e o que é intolerância à lactose?

Lactose é o açúcar do leite, é formada pela união de duas moléculas menores, a glicose e a galactose. Para que esse açúcar seja absorvido é necessário “desgrudar” essas duas moléculas menores, a glicose e a galactose. Quem faz isso é uma enzima chamada lactase. Quando um alimento com lactose é ingerido, no intestino delgado a lactase faz essa quebra em parte da lactose e a lactose que não é digerida segue para o intestino grosso. E é lá no intestino grosso que a lactose não digerida pode causar problemas. Lá no intestino grosso, as bactérias irão usar a lactose e podem produzir muitos gases, causar diarreia e dor. Quanto mais lactose no intestino grosso, mais forte serão os sintomas.

Duas coisas podem acontecer, uma seria ingerir muita lactose e por isso ter muitos problemas e a outra é ingerir menos lactose e ter pouca enzima o que também causaria muitos problemas. Isso tudo quer dizer que uma pessoa que tem a produção de lactase normal, poderá ingerir produtos com lactose sem ter problemas. Quem produz menos lactase, para não ter problemas deverá ingerir menos lactose. Quanto menos lactase menos lactose deverá ser ingerida e nem sempre é necessário eliminar a lactose da dieta.

Além disso muitas outras coisas podem gerar gases, dores abdominais e diarreia. Por isso não é eliminar os alimentos com lactose da dieta que irá resolver todos os problemas. Os alimentos que contem lactose, os laticínios, têm muitos nutrientes importantes como o cálcio e proteínas.

Como saber? Consultando um nutricionista ou um médico de confiança. Mas, sem observar o seu comportamento nada irá adiantar. Quando tiver dor ou gases abdominais tente observar o que comeu também para poder ter certeza do que causou o mal-estar. E também, observe as quantidades que causam mal-estar, muitas vezes meia xícara de leite pela manhã pode não causar problemas e ao mesmo tempo ser uma boa fonte de proteínas e cálcio.

Sobre Ivani Manzo

AvatarA Dra. Ivani Manzo atende pessoas pessoalmente ou online, auxiliando a terem uma alimentação mais saudável, encontrando o melhor tipo de atividade física e melhor qualidade de vida.  A Dra. Ivani Manzo é PhD pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo UNIFESP-EPM.  Há anos estuda o funcionamento do corpo humano. Acredita que a melhor forma de manter a saúde e a qualidade de vida é cuidando da alimentação, sono e fazer exercícios.   Para contato, visite: http://www.myclickcoach.com

Leave your comment