Invest Franchise USA Invest Franchise USA

Franquias nos Estados Unidos: Uma excelente oportunidade!

13 de de dezembro 2017 por

O conceito de franquia pode ter começado na Idade Média, mas certamente foi nos Estados Unidos que o atual modelo de Franquia se desenvolveu, cresceu e se expandiu com sucesso!

Atualmente nos Estados Unidos existem 900 mil empresas franqueadas em 75 áreas de negócios. As franquias contribuem com $2.3 trilhões de dólares para a economia americana. Possuem 40% do mercado de negócios e geram 23 milhões de empregos 1.

Em meu trabalho tenho acompanhado um grande aumento na procura de investimento em franquias por parte de investidores brasileiros.

Esse aumento se deve por 3 razões básicas:

  1. As franquias oferecem ao investidor a possibilidade de expandir seu portfólio de investimento que não seja na área de Real Estate.
  2. Investidores estrangeiros possuem a possibilidade de adquirir o visto de residência. O mais comum é o visto E2. Lembrando que possibilidade de vistos devem ser sempre assessorados por um advogado de imigração.
  3. Os Investidores estrangeiros buscam retorno financeiro em moeda local (US)

Segundo o SBA (Small Business Administration), 50% das pequenas empresas não franquias fecham no primeiro ano. 69% não completam 2 anos de negócios (dados de 2015). 2

A maioria das franquias sobrevive.  Com as franquias pode-se prever com antecedência o seu sucesso. Os franqueadores criaram o seu sistema de negócio, já erraram, acertaram e investiram tempo e dinheiro para que esse modelo desse certo. O modelo teve sucesso, está crescendo e expandindo.  Para o investidor estrangeiro que não conhece a legislação americana, as leis trabalhistas, o mercado de trabalho e o público alvo, as franquias são excelentes opções de negócio.

Quer investir em uma franquia. E agora?

O primeiro passo é procurar um profissional, Broker ou Corretor Comercial qualificado que lhe apresentará as melhores opções no mercado.

Perguntas Importantes: Foco em Você!

  • Será um investimento passivo ou ativo?
  • Que tipo de negócio você planeja trabalhar?
  • Você procura um negócio ou um emprego?

A total clareza nessas respostas é essencial para uma compra bem sucedida.

E fácil comprar uma franquia? NÃO!

Para a compra de uma franquia você deve ser aprovado pelo franqueador. Algumas franquias exigem experiência prévia no mesmo setor de negócio, outras exigem que o franqueador possua residência (número de social security), linha de crédito, inglês fluente. Algumas dessas exigências podem ser um empecilho para o investidor estrangeiro que justamente está a procura de um negócio para a adquirir a residência, construir um credito e aprimorar seu inglês.

Franquias mais antigas possuem em sua cartela lista de espera de seus próprios franqueados, que aguardam uma nova oportunidade para abrir mais uma franquia.

O melhor momento de investir em uma franquia é quando a mesma está em crescimento e expandindo seu território. Nesse momento, abrem-se as portas para os investidores estrangeiros, principalmente aqueles que querem gerenciar o negócio.

As franquias mais procuradas são as franquias na área de alimentação, cuidados com crianças, idosos e animais.

Na área de alimentação estamos presenciando um crescimento em franquias que possuem um cardápio mais saudável, de “fresh food”, não por isso deixando de ser “fast food”. Por exemplo, na área de sucos naturais e tigelas de açaí, estima-se uma curva de crescimento nos próximos 15 anos nos Estados Unidos.

A geração baby boom envelheceu! Franquias na área de cuidados com idosos são muito rentáveis. Day Care e Pet Care são franquias com bom retorno de investimento, mas que também exigem um valor maior de investimento.

Existem mais de 3,000 oportunidades de negócios na área de franquias. Escolha um negócio que te satisfaça e – claro – que gere lucro!

A aquisição de uma franquia envolve a participação de vários profissionais, como o corretor de negócios, o advogado especializado em contratos de franquias, o contador que irá cuidar da abertura da empresa e de toda a parte contábil.

Se você ou alguém que você conhece esta pensando em investir em uma franquia, lembre-se que o sucesso do seu negócio começa com a escolha certa dos profissionais.

1 John p Hayes “A to Z’s Buying a Franchise”


Elizabeth Alderete,  Corretora de Imóveis, Empresária, proprietária da TopStarUSA, Agente de Viagens, Gerente da InvestBrasilUSA, Administradora de Empresas, Decoradora e Paisagista.  Trabalhou na Fundacao Getulio Vargas no Rio de Janeiro e foi Assessora de Comunicação na Bemfam. EMail: topstarusa@live.com – Tel (754) 235-0052

Deixe Seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Translate »