Fotografia: a arte que eterniza a emoção da lembrança

4 de de abril 2016 por

Imagem pode ter um valor imensurável, pode ser comercial, política, social … porém sempre será emocional.  Pergunte para uma mãe que segura o retrato de um filho que partiu, qual o preço dessa lembrança!

A arte de fotografar

O homem, já no seus primórdios dias em sua fome de saber, sentia a necessidade de gravar, de eternizar uma imagem, então começou a desenhar, a gravar em pedras suas memórias, poderíamos dizer que surgiu então a imagem escrita da fotografia. Com a evolução humana a arte da fotografia escrita através de desenhos e pinturas reforçou-se essa necessidade; grandes pintores retrataram paisagens, realezas, o povo e realidades sociais. Deveríamos entender que a imagem também fez a historia da humanidade?  Eis que surge a fotografia.

A palavra fotografia sempre me emociona e sempre me emocionará

earlyphotographyFotografia deriva-se do grego e significa ‘Escrever com Luz’.

Se nós observamos fotos antigas, poucos sorrisos estão presentes e estampados nessas imagens. Há vários fatores envolvendo esse ‘fenômeno’.  Dois deles seriam dentes em condições precárias e/ou o tempo de espera para capturar a imagem. É isso mesmo! Quando olho as fotos do meu presidente predileto Abraham_Lincoln_by_Nicholas_Shepherd,_1846– Abraham Lincoln – imagino que pessoa generosa deve ter sido ao permanecer cerca de 15 minutos estático, pousando com bons olhos para o fotografo.
Na minha opinião, a ‘era da fotografia’ divide-se em pré-Kodak e pós-Kodak; George Eastman introduziu a câmera box e os filmes em rolo e dessa maneira revolucionou a industria fotográfica popularizando a fotografia sem a presença de um fotógrafo.

marilynmonroeEm 1925 surge a câmera Leica de fabricação alemã, a primeira de 35mm que, ainda hoje é objeto de desejo de qualquer fotógrafo profissional.  Com a maravilha das lentes de 35mm e o uso de filmes, apareceram as clássicas fotos preto e branco que continuam impactando qualquer olhar, eternizaram-se imagens como: O Vagabundo, de Charles Chaplin na fotografia animada; Napalm Girl, a pequena garota nua correndo do bombardeio no Vietnam; o sorriso de Anne Frank, que imortalizou o otimismo diante do sofrimento na Segunda Guerra mundial; o vestido cor de marfim de Marilyn Monroe levantado pelo vento provocado com a passagem dos trens do metro; a adorável cena na foto “The Kiss”,  onde um marinheiro beija apaixonadamente uma enfermeira durante a celebração do final da Segunda guerra mundial e a elegância graciosa de Audrey Hepburn.

IMG_1149A fotografia era no principio uma atividade sumamente cara portanto caberia ao fotografo profissional todo um estudo, toda uma pre-composição da foto para que o resultado fosse perfeito, não se poderia errar, a imagem deveria ser perfeita em todos os seus detalhes e principalmente em foco!

Dominar então a luz, a sombra e o reflexo era essencial e para a fina arte da fotografia ainda hoje o é.

Com a nova tendência do “selfie” e graças à fotografia digital e softwares de custos acessíveis, quase tudo e permissível dentro da fotografia moderna.  Porém, para meios comerciais e a arte em si nem sempre são aceitáveis.

A fotografia é comunicação … a imagem deve falar, emocionar e eternizar o momento.


Elizabeth já na sua juventude direcionou sua vida para as artes. Primeiro apaixonou-se por poesia e depois dedicou-se a pintura a óleo sobre tela.  A vontade de observar o ser humano já estava presente e inspirada pelas poucas fotos de família entendeu a importância de imortalizar um rosto, um gesto, um momento.  Iniciou seus estudos em fotografia em 2009 e desde então continua diariamente aprendendo e dedicando sua vida a arte de imortalizar amores, sorrisos e emoção. Apaixonada por fotografia, acredita que capturando a beleza da diversidade humana, pode com seu trabalho construir sentimentos bons e apreciação de diferentes belezas. Seu lema de vida é: abrace sua diversidade, apaixone-se por si mesmo em todos os tamanhos e formatos.  Você é único.  Para contato: (954) 899-0204 ou luvithstudio@gmail.com.

Simone Carvalho says:

Lindo arrigo que nos leva a emocionar com tamanha beleza que é a arte da fotografia. Parabens Elizabeth por sua sensibilidade.

Veronica says:

Love the article and the photos. I am learning so much by reading this articles and how “photography” has a meaning. As the saying goes, picture worth a thousand words.

Deixe Seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Translate »