Como planejar o entretenimento ideal para a festa do seu casamento (II)

10 de de fevereiro 2017 por

Em meu último artigo falei sobre a cerimonia, momento esse que dá o pontapé inicial na imaginação dos seus convidados em relação ao que irão vivenciar nas próximas cinco horas de festa. Agora vou falar sobre entretenimento.

Todo mundo já foi a um casamento, e certamente fez comentários positivos e negativos sobre tal evento. Eu sempre pergunto aos meus clientes o que eles não gostaram dos últimos casamentos que foram, o que mais gostaram e o que mais marcou aquela ocasião.

É assim que você deve pensar antes de planejar sua festa.

Você um dia foi convidado e agora chegou a sua hora de ser não só a estrela da noite mas também a hostess da festa. O que seus convidados irão guardar do seu casamento serão 2 coisas: decoração e entretenimento; dois itens que serão comentados sempre que seu casamento for lembrado.

Vamos falar então sobre a hora do cocktail, o famoso “cocktail hour”

O tempo do cocktail dura exatamente 1 hora; é quando os noivos se ausentam para tirar fotos com padrinhos e familiares. É o início da noite em que todos seus entes queridos estão juntos em um ambiente elegante e romântico, com suas bebidas favoritas, comida e música.

Realmente não há nada melhor. Existem inúmeras coisas que você pode fazer para deixar essa primeira hora inesquecível para seus convidados. Aqui estão algumas ideias para você fazer uma fabulosa hora de coquetel no seu casamento.

1- Signature cocktail (cocktail personalizado) – Se é um clássico ou totalmente novo, você pode combinar o seu cocktail de assinatura com o seu esquema de cores, deixá-lo refletir suas personalidades (como um casal ou indivíduo) ou honrar sua cidade natal favorita ou sabores culturais.Talvez o seu “go-to sip” seja uísque limonada, enquanto o de seu noivo seja gim e tônica. Caracterize ambos os cocktails no menu e dê-lhes nomes criativos para refletir suas personalidades. Conte porque essa bebida é especial criando uma plaquinha numa bela moldura e deixando no bar.

2- Assentos confortáveis – Você vai querer dar espaço às pessoas para que possam se misturar facilmente. Por isso não deixe uma multidão de convidados num quarto com apenas cadeiras. Em vez disso, forneça assentos suficientes para que seus convidados mais velhos tenham um lugar confortável para descansar e poder fazer uma pausa.  Uma combinação de cadeiras baixas, mesas de café e mesas mais altas com bancos de bar vai dar a sua hora de coquetel uma sensação diferente do seu jantar de recepção sit-down.  Quer um “cozier vibe”? Produza um ‘’lounge” também conhecido como sala de estar com poltronas, sofás e mesas de centro.

3- Musica ambiente – Como você não está dançando na festa ainda, mantenha o volume voltado para baixo e a vibração suave para que as pessoas possam conversar sem dificuldade. Isto não significa que você tenha  que tocar aquelas músicas de elevador ou de consultório médico, mas combinando músicas que tenham a ver com você e com o noivo, é uma ideia boa. Talvez você tenha planejado um DJ animado para mantê-lo tocando durante toda a recepção, mas para a hora do coquetel, vá devagar. Também pode contratar um trio de jazz, quarteto ou guitarrista acústico para definir um estado de espírito distinto. Se você é de algum país que tenha alguma tradição musical porque não mostrar isso aos seus convidados?

4- Cash Bar (quando os convidados tem que pagar por suas bebidas alcoólicas) – Ter esse tipo de bar em que seus convidados tem que pagar caso queiram beber alguma bebida alcoólica no seu casamento não é uma boa idéia. Se o seu orçamento estiver apertado, pule as bebidas caras e sirva apenas cerveja e vinho, ou simplesmente ofereça uma bebida de marca.  Querendo animar as pessoas? Configure um bar personalizado, como um conhaque, micro-cervejeira, espumante (com vinhos espumantes) ou tequila bar. Pergunte ao seu fornecedor se é possível manter um especialista à disposição durante a hora do coquetel para dar sugestões e dicas de degustação.

5- Entretenimento – Engana-se quem pensa que a hora do cocktail é apenas para comer, beber e conversar. Um slide show com fotos de vocês quando crianças e naturalmente fotos do noivado, passando num telão para seus convidados, ou um mágico que faça truques para seus convidados, “live table” (mesa viva) que seria uma mesa em que tem uma modelo no centro dela, musica ao vivo, show ao vivo que represente cultura e por ai vai. Já fiz inúmeros casamentos em que um dos noivos era de um país diferente e que na hora do cocktail introduziram uma banda típica e até mesmo um mini show. O resultado foi maravilhoso e todos os convidados ficaram surpresos e ansiosos pois já imaginavam o que poderiam esperar da recepção.

Seja o que for que você preferir, presentear os seus convidados com surpresas é a chave para deixar que seu evento dure na memória de todos por muito e muitos anos.

YAY! A tão esperada hora: a recepção.

As portas do ballroom se abrem, os convidados entram e dão de cara com a decoração e com todos os detalhes pensados e escolhidos por você, a decoração é a primeira surpresa da noite entre muitas outras que você pode preparar para as próximas 4 horas de evento.

Basicamente essa é a ordem e o que tem que acontecer na sua recepção, tudo isso é coordenado entre a wedding planner e a noiva. Aproveito para acrescentar que, tudo isso tem que ser bem distribuído durante a noite para entreter os convidados e não deixa-los entediados.

Geralmente esses momentos são anunciados pelo DJ ou pelo MC (Mestre de Cerimonias). Por que tem que ser um MC? Porque ele sabe a maneira correta de anunciar, com educação e ao mesmo tempo entretendo os convidados (já vi eventos nos quais o tio ou primo da noiva anunciaram e infelizmente foi um desastre). Portanto, essa etapa deve ser coberta por um profissional adequado.

• Pais da noiva e depois os pais do noivo são anunciados;
• Bridesmaids e groomsmen são anunciados;
• Noiva e o noivo, “Mrs. and Mr. ____.” são anunciados;
• 1a dança como marido e mulher;
• Dança da noiva com seu pai;
• Dança do noivo com sua mãe;
• Discursos;
• Cortar o bolo;
• Jogar o bouquet.

Na hora de decidir sobre entretenimento para uma recepção de casamento, a maioria pergunta: banda ou DJ? Essa é certamente uma escolha importante a fazer, e é realmente tudo que você precisa fornecer para criar uma atmosfera de festa.

Mas para alguns noivos isso não é o bastante.

Se você quiser ir mais além da sua recepção, considere a contratação de um intérprete adicional para entreter seus amigos e familiares. É mais uma forma de garantir que seu evento será memorável, embora certamente você e seu cônjuge não vão querer nada além dos votos deles para que esse dia permaneça em seu coração.

Casais interculturais costumam usar artistas para incorporar a herança de uma noiva ou noivo e ajudar o outro lado da família a aprender mais sobre essas tradições. Para os recém-casados que não gostam especialmente de dançar, um ator ou dois é uma maneira de preencher o tempo que normalmente seria gasto na pista de dança, enquanto vocês se certificam de que os participantes não ficarão entediados.

As escolhas mais comuns para entretenimento adicional são dançarinos, músicos da especialidade, e artistas acrobáticos. Embora não tecnicamente um performer, fogos de artifício também são uma grande atração para os convidados.


Cintia Googins, brasileira, formada em Publicidade & Marketing e foi piloto de automobilismo por 4 anos. Está nos E. Unidos  há 12 anos e tem experiência em online retailer e blogger. É formada como Wedding & Event Planner pela New York Institute of Art and Design e fundou a Cintia’s Unique Events que com sua experiência, conhecimento e talento, tem uma reputação de compreender exatamente o que fazer com que cada cliente se sinta único e especial,  tornando o casamento dos sonhos em realidade. Extremamente organizada e detalhista tem como paixão sua família e o trabalho.  Para contato: email: cintiagoogins@cintiasuniqueevents.com ou telefone:  (561)374-3982

Deixe Seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Translate »