E agora que meu adolescente tirou a Driver’s License?

2 de de setembro 2015 por

É fato que dirigir no estado da Flórida é muito mais tranquilo do que na grande maioria dos estados brasileiros.  Porém é comum notarmos como os pais de adolescentes ficam bastante apreensivos quando seus filhos conseguem tirar a tão almejada “Driver’s License”.

E não é sem razão.  Obter a licença de motorista é um marco importante para os adolescentes e os pais, mas ser um motorista iniciante traz riscos especiais.  Motoristas adolescentes são mais propensos a se envolverem em um acidente,  especialmente nos primeiros meses de licenciamento. Uma das razões é a inexperiência e a outra é a imaturidade.

As características dos acidentes fatais dos adolescentes são várias, mas posso afirmar que as 6 mais frequentes são:

1) Erro do motorista

Os acidentes fatais ocorrem mais freqüentemente por erro de motoristas adolescentes do que de motoristas adultos.

2) Excesso de velocidade

Cerca de um terço dos acidentes fatais é cometido por adolescentes.

3) Os passageiros

Acidentes fatais com adolescentes são mais propensos a ocorrer quando jovens adolescentes são também passageiros.  Isto pode criar uma distração na hora de dirigir.

4) O álcool

Adolescentes são menos propensos do que os adultos a dirigir depois de beber álcool, mas o seu risco de acidente é substancialmente maior quando o fazem.

5) A condução noturna

A taxa de acidente fatal de 16-19 anos de idade é de cerca de 4 vezes maior à noite do que durante o dia.

6) A falta do uso do cinto de segurança

A maioria dos adolescentes que falecem em acidentes não estão usando seus cintos de segurança.

O que os pais podem fazer para ajudar ?

Primeiro, não confie apenas em algumas aulas da escola

As aulas ministradas na escola podem ser uma maneira conveniente de introduzir os adolescentes à arte de saber dirigir, mas isso não produz motoristas mais seguros. Assuma um papel ativo em ajudar seu filho adolescente a aprender a dirigir.  Planeje uma série de sessões práticas em uma variedade de situações, incluindo a da condução à noite.

Restrinja a condução a noite

Um dos problemas é que dirigir no escuro requer mais habilidade ao volante.

Escolha um veículo com segurança em mente

Veículos maiores, mais pesados são mais seguros.

Seja um modelo

Novos motoristas adolescentes aprendem muito por exemplo. Os adolescentes que têm falhas e violações, muitas vezes têm pais com registros de condução semelhantes.

Dependendo da idade do jovem motorista, o tempo de licença, , estado civil, ocupação e uso do veiculo, o valor do seguro pode variar entre as seguradoras. Com isto em mente, é fácil perceber porque comparar é importante.


Marcia da Silva é Agente de Seguro licenciada e especializada em todos os tipos de Seguros Comerciais e Pessoais.  Através da sua  empresa, A Security Insurance, é associada ao Rotary Club e Better Business Bureau, pode ser localizada pelo telefone (561) 487-5115 ou pelo email: marcia@asecurityinsurance.com.

Deixe Seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Translate »