Dormir ou trabalhar, eis a questão …

1 de de outubro 2017 por

Não me canso de ouvir dos meus clientes de que não têm tempo de dormir porque precisam trabalhar.  E eu não me canso de tentar explicar que isso não funciona.

Mas, tentar explicar algo que as pessoas estão fechadas para discutir, vem se tornando bem mais difícil do que eu imaginava.

Hoje conversei com uma possível nova cliente que antes mesmo de me ouvir, fez um lindo discurso fundamentando porque precisa dormir pouco e trabalhar muito. Na mente das pessoas e dessa futura cliente há uma certeza inabalável de que é a única maneira de se chegar ao objetivo determinado. Não tive tempo de explicar a ela as razões desse equívoco, então vou escrever sobre isso, quem sabe ela lê e se encontra nas explicações.

O sono é algo tão importante que muitas vezes toma conta de nós de forma incontrolável.

Quem já não dormiu no cinema, no ônibus, metrô e outros lugares não muito adequados. Isso acontece porque é fisiológico, é necessário. Não existe adaptação a privação de sono, a conta vai chegar. Mas tentando entender porque as pessoas dormem pouco para trabalhar mais, podemos dizer que é para ter mais tempo para resolver os problemas, organizar as atividades, fazer mais e necessárias reuniões, e claro ter mais dinheiro.

Acontece que a privação do sono promove algumas alterações no nosso corpo tais como, diminuição da concentração. Como então poderei resolver os problemas se eu não consigo me concentrar, fixar o pensamento e manter um raciocínio coerente? Outra transformação é a diminuição das habilidades sociais e perda da memória. A pessoa fica mais irritada, menos tolerante e mais esquecida.

Imagine o estrago que isso pode fazer durante uma reunião de negócios.

O cérebro como um todo funciona mais devagar e com menos eficiência. Acredito que as horas de sono roubadas serão desperdiçadas pela ineficiência e por erros cometidos, erros que terão que ser reparados ou a atividade refeita.

Mas será que o possível ganho financeiro não iria compensar todo esse sacrifício? A falta de sono provoca também diminuição da imunidade e aumento da obesidade.

Isso quer dizer diminuição da saúde.

A falta de sono aumenta a possibilidade de desenvolver câncer, diabetes, cardiopatias e hipertensão. Então os gastos com remédios, exames e médicos irão consumir uma boa parte dos ganhos e as lindas viagens sonhadas, ou o lindo carro, talvez não possa acontecer e não possa ser usado por falta de saúde.

Ao mesmo tempo, tudo pode ainda ser conquistado, talvez até no mesmo tempo, se esse tempo for otimizado pela boa organização e pelo bom funcionamento do nosso corpo. Para isso, basta cuidar da sua alimentação, do seu corpo com os exercícios e claro, dormindo horas suficientes.


A Dra. Ivani Manzo atende pessoas pessoalmente ou online, auxiliando a terem uma alimentação mais saudável, encontrando o melhor tipo de atividade física e melhor qualidade de vida.  A Dra. Ivani Manzo é PhD pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo UNIFESP-EPM.  Há anos estuda o funcionamento do corpo humano. Acredita que a melhor forma de manter a saúde e a qualidade de vida é cuidando da alimentação, sono e fazer exercícios.   Para contato, visite: http://www.myclickcoach.com

Deixe Seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Translate »