Ter uma reserva financeira para emergências é essencial. Sem essa reserva qualquer despesa inesperada pode virar um grande problema, acarretando no mínimo stress e em casos mais graves, dívidas!

A parte mais difícil de quase todas as decisões na vida, inclusive as financeiras, é começar. Quando você não está vendo o dinheiro sobrar no fim do mês, você desanima porque na realidade não sabe por onde começar.

O problema é que você não pode esperar o fim do mês para ver o dinheiro que sobrou. Você precisa “roubar” o seu próprio dinheiro durante o mês.

Isso mesmo, roubar o seu dinheiro, tirá-lo de circulação! Eu tenho um truque muito simples para começar a aprender o processo de “roubo” do seu próprio dinheiro: a jarra de trocados.

Antes de mais nada para esse método funcionar você precisa usar dinheiro vivo. Lembra aquelas notas de papel que você pode usar para comprar as coisas? Pois é!

Você precisa usar dinheiro para pelo menos uma despesa de valor mais alto e que você faça várias vezes durante o mês. Um bom exemplo são as compras de supermercado. Só com o supermercado já dá para fazer a jarra de trocados, mas quanto mais coisas você pagar em dinheiro melhor. Na verdade, usar dinheiro tem outros benefícios nas finanças pois ajuda a controlar despesas variáveis e gastar mesmo: bônus!

Como funciona?

Cada vez que você pagar com dinheiro, você vai separar o troco para a sua jarra de trocados. Você determina o que é trocado. Você pode começar só com moedas e ir aumentando para notas de $1 e quem sabe chegar até a notas de $5.

Deposite o troco na jarra e, quando estiver cheia, leve ao banco para depositar.

Escolha uma jarra que não seja nem muito pequena (para não ter que depositar toda semana) nem muito grande (para não demorar muito a ter a satisfação de saber quanto guardou).

Aconteça o que acontecer, não ataque a sua jarra para usar o dinheiro!

Você vai se surpreender como fica cada vez mais fácil separar o dinheiro, e passar de moedas para notas! E vai se surpreender mais ainda com a rapidez com que o dinheiro cresce.

Mas lembre-se, essa é apenas uma reserva de emergência, não é a sua aposentadoria! Se você começar a ficar muito bom em roubar seu próprio dinheiro, ótimo! Quer dizer que está na hora de começar a colocar seu dinheiro roubado para trabalhar arduamente na construção do seu futuro. Quer dizer que está na hora de entrar em contato conosco ou vir à nossa próxima palestra. ☺

money101online.leadpages.co/money101-portugues/

Sobre Marina Couto

AvatarMarina Couto fundou, ao lado de seu marido Gustavo Couto, a primeira agência da Five Rings Financial na Flórida. A missão da sua empresa de consultoria financeira é ensinar as pessoas sobre finanças, oferecendo informação relevante e as ferramentas mais eficazes para a construção de um futuro financeiro seguro. Contato por email: marina@fiveringsflorida.com ou telefone: 561-929-1089

Leave your comment