Conheça as empresas incluídas no Índice de Investimento em Mulheres

Oito super mulheres no Vale de Silício se reuniram para continuar a conversa sobre a diversificação de gênero na indústria da tecnologia e dar um próximo passo. Entre elas está Ellen Pao, a antiga CEO da Reddit, uma plataforma que unifica várias redes sociais. Ela foi à Corte em busca de seus direitos após ser vítima de discriminação via atos machistas no trabalho.

Além disso, Erica Baker, reconhecida por ter incentivado todos na Google a preencherem uma tabela mostrando seus salários para que a diferença entre homens e mulheres pudesse ser evidente, e Laura Gomez, curadora de um startup com o foco em melhoria no processo de contratação, através de uma revisão automatizada de aplicações, se identificaram com a PAO e formaram um grupo com outras mulheres vindas de companhias como Slack, Pinterest e Stripe que também estão lutando pelo mesmo objetivo. Juntas criaram uma companhia sem fins lucrativos chamada Project Include que oferece um hub de pesquisas, dicas e casos de estudo para melhorar a diversificação de gênero.

Recentemente, o famoso site financeiro Bloomberg lançou o primeiro índice de igualdade do gênero para demostrar quem realmente está investindo em mulheres. O índice se chama Bloomberg Financial Services – Gender Equality Index (GEI) e já inclui 26 companhias, entre elas Citigroup, Visa e Bank of America, as quais formam a classe inaugural de uma revolução na conscientização corporativa sobre o oferecimento de oportunidades para o gênero feminino. Para qualificar, a companhia precisa ter uma capitalização no mercado de no mínimo US$15 bilhões e uma transação no estoque financeiro.

Em 2015, um estudo concluiu que mulheres que são CEOs de companhias dentro da Fortune 1000 geram uma média de retorno três vezes mais alta do que CEOs masculinos de companhias dentro da S&P 500.

O GEI inclui 53 itens de dados para cada participante. Alguns seguem a baixo:

  • Quantas mulheres trabalham na companhia?
  • Quantas mulheres estão presentes no setor executivo?
  • Qual é o tempo total oferecido para a licença maternidade?
  • Serviços de adoção ou creches são oferecidos?

A repercussão de tal índice será interessante.

Ao lutarmos pela igualdade, acredito ser importante definirmos o que nos faz iguais.

Ao buscarmos identificar o quanto de investimentos estamos recebendo, acredito ser importante definirmos o que acreditamos ser indicadores de um bom investimento.

Temos vozes altas e claras. Temos o poder da união.

Estamos avançando, e precisamos definir valores.


Quer saber mais sobre Capacitação e Emprego? Curta nossa página do Facebook.

Sobre Rafaela Frota

Rafaela Frota nasceu no Brasil e é uma cidadã global, pesquisadora na área da Engenharia Fotônica e empreendedora com foco no desenvolvimento de novas soluções para aumentar a conscientização nutricional através de "big data" e tecnologias emergentes. Entre seus projetos, estão Wawwe, um aplicativo que auxilia as pessoas a comerem de forma mais saudável.  Seu email: rafaelalfrota@gmail.com

Leave your comment