Café da Manhã Café da Manhã

Qual o horário da sua primeira refeição do dia? Isso importa sim

10 de de November 2017 por

Tomar ou não o café da manhã, vai de gosto, como se diz por aí, mas, as consequências existem sim. Cada vez mais os estudos têm mostrado isso. Um estudo publicado em outubro deste ano, pelo American College of Cardiology (link) chama a atenção para isso. Esse estudo está associando um aumento no risco de algumas doenças entre as pessoas que pulam o café da manhã regularmente.

Os pesquisadores encontraram uma importante associação entre não tomar café da manhã e o desenvolvimento precoce de arterosesclerose ou endurecimento das artérias. O mecanismo não foi esclarecido no texto, mas as informações são repetidas em vários outros estudos. Isso acaba por validar os dados. Outro ponto que chama a atenção é a avaliação do Sr.Valentin Fuster, MD, PhD, MACC director do Mount Sinai Heart e editor chefe do Journal of the American College of Cardiology. Segundo esse pesquisador existem muitos hábitos ruins associados às pessoas que não tomam café da manhã.

É importante entender que não é não tomar o café da manhã que leva aos hábitos errados e sim que pessoas que tem hábitos errados acreditam que essa refeição não tem importância e pode não ser feita. Esses hábitos seriam, comer muito nas demais refeições, fumo e álcool.  Associado a esses hábitos surge a obesidade, hipertensão e aumento do risco cardiovascular.

Por outro lado, é associado as pessoas que tomam café da manhã, baixos níveis de colesterol, porcentagem de gordura corporal bem mais baixa e, portanto, menores riscos cardiovasculares. E sim, melhores hábitos durante todo o dia.

Acredito que seja mais importante que justificar se é ou não o fato de tomar café da manhã que traz todos esses riscos, entender que tomar café da manhã não é nenhum bicho de sete cabeças e é até natural, ou era. Digo isso porque ouço de 90% dos meus clientes que não conseguem tomar café da manhã porque têm enjoo. Eu duvido que alguma mãe tenha de repente olhado para seu filho ou filha e pensado “acho que a mamadeira vai causar enjoo, então não vou dar e vou deixar meu filho(a) em jejum”.

Acho que esse hábito surgiu quando a pessoa decidiu dormir mais alguns minutos e assim não daria tempo para tomar café da manhã. De qualquer forma, todos os meus clientes passam a tomar café da manhã, sem eu forçar, e acabam se sentindo muito melhor durante o dia. Realmente é uma forma de começar o dia de forma mais organizada e se dando mais valor.

Pense bem: quando você vai viajar você enche o tanque de combustível do seu carro no início da viagem ou no final?


A Dra. Ivani Manzo atende pessoas pessoalmente ou online, auxiliando a terem uma alimentação mais saudável, encontrando o melhor tipo de atividade física e melhor qualidade de vida.  A Dra. Ivani Manzo é PhD pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo UNIFESP-EPM.  Há anos estuda o funcionamento do corpo humano. Acredita que a melhor forma de manter a saúde e a qualidade de vida é cuidando da alimentação, sono e fazer exercícios.   Para contato, visite: http://www.myclickcoach.com

Deixe Seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Call Now
Translate »