As lições que aprendemos pós furacão Irma sobre encanamentos

29 de de setembro 2017 por

Mais de 60% de Floridianos perderam energia depois que o furacão Irma derrubou milhares de linhas elétricas. Mas eles também tiveram que se preocupar com o encanamento de suas residências ou empresas.

Por quê?

Os ventos destruidores também causaram danos maciços nas estações que bombeiam linhas de esgoto para longe de lares e bairros; raízes de arvores tombadas interromperam linhas de agua potável da cidade para residências e à medida que a energia era restaurada, muitas residências tiveram problemas com o aquecedor elétrico, mais conhecido como “Water Heater”.

Entenda o porquê desses problemas ocorrerem com mais frequência após um temporal:

  • O excesso de água que flui através da tubulação sanitária vai fazer com que o esgoto se espalhe perto de estações de elevação em todo o estado.
  • A falta de bombeamento sanitário das cidades faz com que aquele pequeno entupimento que a semanas/meses sua família e você conseguia arrumar com o pistão (plunger) seja mais constante e em maiores proporções.
  • O aquecedor elétrico (Water Heater), pode queimar com a volta de eletricidade e em outros casos, a agua parada dentro do tanque pode corroer o metal e causar vazamentos.

Talvez esse seja o melhor momento para os Floridianos começarem a entender a importância da conservação da água. A Califórnia já entendeu e fez algumas mudanças significantes, as quais o nosso Sunshine State pode aprender.

GMS Plumbing - Digging

Algumas ideias para adicionar à sua casa:

1. Chuveiro de melhor desempenho

O chuveiro típico usa mais de 2 GPM (galões por minuto). Os novos chuveiros, os de melhor desempenho, ganham dos antigos por cerca de 1,75 GPM. Embora essa diferença possa não parecer tão substancial, ela aumenta ao longo do tempo. O bônus? Você notará quando vir uma diminuição no valor da sua conta mensal de consumo de água.

2. Vaso sanitário de alta eficiência (HET)

Se você hesitou em trocar seu vaso antigo, que entope constantemente ou vaza, eis aqui o grande incentivo: os vasos de produção anterior a 2006, consomem geralmente cerca de 3,5 litros de água por descarga, os mais antigos usavam até sete galões! Um vaso sanitário de alta eficiência fica em torno de 1,3 GPF. As marcas com o rótulo WaterSense passam por testes rigorosos de máximo desempenho e conservação da água. Menos água não significa uma descarga menor.

3. Torneiras de economia de água

Como o vaso HET, menos água não significa necessariamente um produto menos poderoso. Torneiras projetadas para economizar água diminuem o consumo de 2.2 GPM para 1.5 GPM.

Mas não é caro?

Não necessariamente! Claro que substituir seus equipamentos traz um pouco de um custo inicial. Mas na maioria dos casos, você verá economia substancial na sua conta de água e esgoto dentro de 1 mês ou dois. Enquanto alguns chuveiros de última geração podem custar centenas de dólares, você pode encontrar modelos decentes por US $90 ou até menos! E isso inclui modelos com regulador de fluxo de chuveiro. Não tenha medo de pesquisar e comparar os preços. Se você escolher funcionalidade ao invés de aparência, você pode tornar sua casa muito mais eficiente em água, sem exceder o orçamento. Em muitos casos, as famílias podem economizar mais de US$100 por ano nos custos de água e esgoto, quando decidem mudar para dispositivos elétricos eficientes em água.

Após terminar de limpar todas os galhos de árvores que o furacão Irma derrubou, pergunte-se:
É hora de substituir o chuveiro que constantemente pinga por um modelo mais eficiente? Tá na hora de trocar aquele vaso antigo que entope constantemente? Qual a idade do nosso aquecedor (water heater)?

Não tem certeza sobre quais aparelhos de encanamento você deve obter para a sua casa? Consulte um profissional da área.

O Brasileirinho obteve essas informações diretamente da empresa GMS Plumbing LLC, através de seu proprietário Glaydson Silva, pelo telefone (954) 295-9396.  A empresa trabalha com construções novas, reformas e serviços (área comercial e residencial) e Glaydson garante que é possível economizar não apenas dinheiro como também ajudar nosso ecosistema optando apenas por algumas pequenas atualizações.

GMS Plumbing


Deixe Seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Translate »