A roça de Alegra Kalil - Photo: Elizabeth Luvith A roça de Alegra Kalil - Photo: Elizabeth Luvith

A roça dos que amam simplicidade, unindo brasileiros no exterior

15 de de October 2017 por

Roça … Ah, o doce encanto da roça! Quem a conhece, nunca esquece…

Lugar mágico, repleto de ensinamentos, simplicidade e felicidade.  Onde o pé vive descalço, a pressa não impera, a paz é soberana, o tempo se arrasta e o amor ao verde transcende.

Ela faz parte de nossas memorias de infância. A saudade dos aromas, sabores e brincadeiras de nossas terras longínquas. Famílias queridas, jardins encantados, lendas do passado e animais tão amados.

Essa mesma roça que nos conquistou, e que tanto nos ensinou, hoje nos une.

Transplantados em terras estrangeiras, resgatando memórias de tempos passados, amadurecidas por nossas colheitas, espalhando ao vento as sementes de valores, que um dia, o doce encanto da roça em nós cultivou e fortemente se enraizou.

Com a participação de membros e amigos do grupo Frutas, Flores e Vegetais – Mudas e Dicas, um grupo originado no sul da Florida, e que já conta com mais de 6,000 seguidores, daremos início aqui nesse cantinho a uma roça moderna, virtual.  Aprenderemos mais sobre as flores, os mágicos polinizadores, e as melhores maneiras de cultivar nossas frutas e vegetais tropicais; adubos, pesticidas e fungicidas orgânicos. O que significa o NPK, e como montar uma pequena composteira. E além de tudo, vamos oferecer às nossas crianças a experiência e alegria de germinar, cuidar e colher.

Um bom início para quem quer se aventurar, seria um canteirinho de ervas e hortaliças. Você poderá escolher entre um canteiro fixo no jardim, uma jardineira na varanda ou alguns vasinhos próximos à sua janela. Terão que estar localizados onde recebam boa iluminação, ou no mínimo 4 horas de exposição ao sol.

Mãos a obra!

Um passeio à loja, e você estará de volta com um saco de terra orgânica apropriada para o cultivo de hortaliças, e um saco de cow manure – umas jardineiras ou vasinhos com boa drenagem; um tutor, e sementes ou mudinhas à sua escolha.

Sua lista de compras para dar inicio à sua primeira horta, pode incluir: Rosemary, Basil, Hortelã, Cebolinha, Salsinha, Cidreira, Couve e Tomate.  Misture 2 partes de terra e 1 de cow manure e seu composto estará pronto para receber suas mudinhas ou sementes. Procure plantar no máximo 3 itens numa jardineira média. Procure não exagerar para que as plantinhas tenham um bom espaço para se desenvolver e crescer. Após tudo devidamente plantado, coloque sua jardineira em um local bem iluminado, regando 1x ao dia na parte da manhã e, se necessário, a noite também. Procure não molhar as folhas à noite para evitar a propagação de fungos. Em poucas semanas, você estará com uma horta bem saudável, orgânica e pronta para ser colhida toda vez que precisar.

Divida suas alegrias e fotos de suas “meninas “ conosco! Vibraremos com qualquer nível de cultivo.

Bem, por hoje e só. Seguem abaixo algumas fotos de nossos canteiros, encontros e amizades !!

Participando da matéria de hoje, as roceiras-modernas-amigas: Mirane Mcleslie (Missouri), Rita Yazbek, Natalia Cook, e Dica Dias (Florida), e Evane Sena (Illinois)

  1. Horta da Mirane Mcleslie (Missouri): contém: Manjericão, Rosemary, Abóbora, Melancia, Uva, Framboesa, Milho, Tomate, Feijão Fradinho, Aspargos, e Pimentas.Roça: Alegra Kalil + Mirane Mclesliedo
  2. A Rita Yazbek, da Florida esta cultivando: Rosemary, Manjericao, Orégano, Hortelã, Bertalha, Cebolinha, Salsinha, Couve além de Pirata, Cidreira, Carambola, Cana de Açúcar, Mamão e Jabuticaba.Roça: Alegra Kalil + Rita Yazbek
  3. A horta da Evane Sena, que mora em Illinois, contém: Couve, Pimentão, Maracujá, Almeirão, Tomate, Manjericão, Pepino, Jiló e Pimentas diversas.Roça: Alegra Kalil + Evane Sena
  4. Na horta da Natalia Cook na Florida,  entre muitas outras belezuras, encontramos: Alface, Mostarda, Couve e Almeirão.Roça: Alegra Kalil + Natalia Cook
  5.  Na horta da Dica Dias também na Florida, temos os famosos Tomates Roxos, Erva Doce, Mandioca, Jiló, Couve, Pimenta, Manjericão e Rosemary.Roça: Alegra Kalil + Dica Dias

Happy planting!


À procura de parceiros para compartilhar a alegria de montar um cultivo Brasileiro no exterior, Alegra Kalil criou o grupo de plantio baseado no sul da florida: Frutas, Flores e Vegetais – Mudas e Dicas.   Atualmente contando com mais de 6 mil membros espalhados pelo mundo, o grupo compartilha valiosos ensinamentos, sementes e promove encontros periódicos para troca de mudas.  Grandes amizades tem surgido desde então como resultado dessa  união de pessoas que amam plantar, colher e compartilhar.   Venha você também ensinar, aprender e participar da alegria de fazer parte dessa roça.   Conheça o Alegra’s Giardino – implementando canteiros de hortas orgânicas, terrários e criando arte em vasos com elementos da natureza.  Contatos aqui mesmo nos comentários dos posts ou pelo email: alegrasgiardino@gmail.com ou telefone (561) 239-3834

Livia Rabello says:

Muito lindo e verdadeiiro como tudo que voce diz, sente e faz!!!!!!!! Tudo com amor puro e dedicacao sem medidas de cansaco!!!!!!!!!!! Voce e maravilhosa!!!!!!!!!!!

Gilza says:

Me sinto honrada de fazer parte desse grupo. Parabéns pra Alegra e a todos que fazem parte do grupo, continuem cultivando! ????????????????????????

Isabel says:

Aprendi nesse grupo a olhar atentamente para natureza e valorizar os produtores de alimentos e plantas em
geral. Lembrança da infância .Alegria e alto astral.

Liz says:

O que dizer, dessa pessoa que mudou os hábitos da minha casa!? Antes eu matava até cactos! Hoje temos( usei o plural, porque meu marido e filho participam dessa alegria que eh cultivar) violetas orquideas,cebolinha, basil , oregado boldo etc) posso dizer que morando num pequeno apartamento temos espaço para trocar energia com o verde das plantas! Obrigada minha amiga linda por fazer minha casa mais leve!

Evelyn Baratz says:

O nome retrata exatamente o que é, pura alegria no que faz e contagia a todos por onde passa. Esse grupo é maravilhoso e tem ajudado muitas pessoas, sempre com muita competência e dedicação. Parabéns!!!!

Mariangela says:

Obrigada minha amiga. Parabéns à vc e todos do grupo.
Com vcs aprendo muito, sempre gostei de plantas e mesmo morando em apartamento eu aprendi a cultivar . Tenho orgulho do que aprendi e faço. É maravilhoso lidar com a natureza.
Obrigada a vc minha amiga Alegra e todos do grupo. ????

Daniele Cardoso says:

Parabens Alegra pelo lindo trabalho! Sei do amor e dedicacao que vc doa ao grupo. E cada dia mais e mais pessoas do bem vem aumentando esse grupo maravilhoso!! ????????????

Viviane Purwin says:

Parabens !!!!!!

Katia Lang says:

Mão de fada, é como cuidar de animais, tem que ter muito amor, e é o que não falta na ALegra, nos ensinando a amar estes jardins , simples e tão lindos que cultiva . Lindo texo .Beijocas

Mirtes Cunha says:

Parabéns! Tudo muito lindo e tratado com amor. 2018 estarei aí perto para participar dessa grande idéia.

Liliane Menezes says:

Que trabalho lindo. Minha amiga parabens!! ????????????

Liliane Menezes says:

Parabéns minha amiga!! Trabalho lindo!!

Rita Moscovich Yazbek says:

Esse grupo criado pela Alegra se destaca de tantos outros porque além de agrupar pessoas que tem afinidade pelo verde, sai do virtual e aproxima através dos encontros para troca de mudas. A energia que flui é muito positiva e o contato com a terra e com o verde, mesmo que comece de uma forma tímida, vai “contaminando “ de tal forma que nao tem volta. Gostoso demais ver uma sementinha germinar e se transformar numa arvore que nos dá frutas. É o encontro do ser com a natureza e a reavaliação de valores. Ganhei mais do que aprender a plantar, ganhei amigas e amigos.

Jackie Kovacsik says:

Rita você conseguiu transmitir com as suas palavras, exatamente o que sentimos fazendo parte desse grupo. Nós viramos uma família especial !!!!beijos grandes e até o nosso próximo encontro

Evelise Oliveira says:

Alegra Kalil, Lily minha grande amiga… você irradia alegria e cores como estes jardins plantados…. seu sorriso se compara a uma flor abrindo suas pétalas, seu coração generoso produz muito muitos frutos e o seu perfume embebedar de alegria quem está a sua volta! Sou muito feliz por tê-la como minha amiga, que Deus te conceda muitas oportunidades de plantar flores, verduras, vegetais e muita alegria na vidas das pessoas… good job amiga!!!!

Alegra says:

Minhas amigas queridas !! Obrigada por cada mensagem de carinho enviada !!
ADORO VCS e nosso projeto do verde !! Um imenso prazer estar dividindo essa jornada Entre amigas tão sensíveis e generosas !!
Um grande abraço a todas ! Gratidão a amiga Elizabeth Luvith q c sua câmera e talento me transformou numa ‘roceira glamourosa’ !! Até o próximo encontro galera !! ????????????????????????

Alegra says:

Gratidao a Vera que nos deu a oportunidade de expor e compartilhar nossos conhecimentos, e incentivar novos amigos a também se apaixonar pelo verde ! ????

Maria de Souza says:

amei a materia, e um sonho que tenho apesar de sentir que esta um pouco tarde.

Alegra says:

Querida Maria, junte-se a nós ! Vamos começar essa jornada juntos !! Em breve vc Tb estará colhendo suas belezuras e dividindo suas experiências conosco !!
Vale a pena começar !! Abraços !!

Talita Fowler says:

Sou muito grata e feliz por ser parte desse grupo que tanto tem ajudado e ensinado. Sendo também ponte para encontros de grandes e lindas amizades.
Alegra, obrigada pelo carinho e dedicação com todos nós!
Bjo grande no seu coraçao!

Patricia says:

Parabens Alegra, adorei a material. Aprendi muito com esse grupo e obrigada por compartilhar todos os seus conhecimentos com todos. Muito sucesso para voce!! Bjs

Deixe Seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Call Now
Translate »