Wedding Planner vs Wedding Coordinator … Tem diferença?

22 de de March 2016 por

Mesmo antes de você ficar noiva ou começar o processo de planejamento do seu casamento,  você pode ter ouvido os termos “wedding planner” (planejador de casamentos) ou “wedding coordinator” (coordenador de casamentos) e pode ter pensado que eles são praticamente a mesma pessoa.

Entretanto, o wedding planner é aquele que presta o conhecido “full service” e está com você durante toda parte do processo de planejamento do casamento e vai assumir o papel de wedding coordinator no dia do seu casamento.  Já o wedding coordinator estará com você apenas no dia do casamento, depois de você ter planejado toda a cerimônia.  Confuso? Eis o que você precisa saber:

Wedding Planner

Pense no wedding planner como seu novo melhor amigo.  Essa pessoa não tem outro emprego, isso significa que ela estará se dedicando 100% a você e ao seu dia.  Alguns são certificados, para que você possa se assegurar de que seu casamento vai ser exatamente como você quer que seja e como deve ser.  Quando você optar por contratar um(a) wedding planner, ele é a pessoa que você pode chamar logo depois de ficar noiva ou depois de saber qual será seu orçamento geral para a cerimônia.  Praticamente o(a) primeiro(a) profissional a ser contratado(a).

Depois de contratar, você dará uma ampla e detalhada visão de como você sonha com seu casamento e essa pessoa lhe ajudará a escolher absolutamente tudo: desde o “venue” até o sapato.  Praticamente ela lhe dará 2 ou 3 opções de cada profissional dentro do seu orçamento e seu único trabalho será escolher, conhecer e decidir por um deles.  O  wedding planner vai lhe ajudar não só a criar um cronograma detalhado de todo o seu casamento e orçamento, como também vai lhe ajudar a cumpri-lo.  Será capaz de lhe oferecer uma grande quantidade de conhecimento sobre os melhores fornecedores,  ajudar com etiqueta e até mesmo com algum tipo de drama familiar ou pessoal que a noiva esteja passando ou que acha que poderá passar.

Por exemplo: eu já fui contratada muitas vezes, não só para ajudar no planejamento mas para ajudar em dramas com sogras, família, pais separados e por aí vai. Meu marido costuma dizer que não sou apenas uma wedding planner mas também a psicóloga de meus clientes.

Wedding Coordinator

Wedding coordinator é praticamente um presente dos deuses no dia do seu casamento.  É o profissional por trás da cortina, certificando-se de que o seu grande dia vai ser o melhor possível, de modo que você não tenha que se preocupar com nada.  Não é a pessoa que você contrata logo depois de ficar noiva, mas vai ter todo o trabalho duro de pesquisar o que você fez e transformar esses seus planos em realidade.  Você normalmente se encontra com o wedding coordinator vários meses ou semanas (isso vai depender de cada wedding coordinator) antes do seu casamento,  para repassar absolutamente tudo o que você fez no planejamento e cada detalhe do que você quer e como quer que seja seu grande dia.

Alguns venues podem ter seu próprio wedding coordinator e você pode até achar que não é necessário contratar um outro profissional da mesma área.   Mas lembre-se:  o wedding coordinator  vai trabalhar antes com você , para ter a certeza de que tudo está saindo da maneira que você sempre sonhou e planejou,  diferentemente dos que só saberão o que vai acontecer alí dentro do venue deles.   Detalhes como seus pertences,  organização de place cards,  favors e cuidar de todo o andamento da recepção ao lado do seu DJ isso, via de regra, eles não fazem.

Dependendo do seu orçamento e do tempo que você tem disponível para se dedicar ao planejamento da cerimônia,  é recomendável que você contrate um wedding planner ou coordinator, pois certamente ele ou ela vão fazer sua vida 1,000 vezes mais fácil.

E por favor, não acredite em profissionais que lhe oferecem mil serviços em um,  ou seja, é wedding planner ou coordinator, florista, designer e sabe-se lá mais o que que possa estar incluído nesse “dream package”.  Cada um desses profissionais requer muito tempo e dedicação no processo de planejamento do todo.  Do contrário, no dia do seu casamento  alguma coisa com certeza não sairá do jeito que você queria.

Nesses anos que tenho de estrada posso dizer que já vi de tudo.   Já vi noiva entrar na igreja e chorar de tristeza pelo simples fato de que prometeram A e entregaram B; convidados chegarem na recepção e a decoração não estar finalizada; do DJ não saber como agir e o que fazer na recepção; e por ai vai.  São muitas historias ruins, de situações tristes que poderiam ter sido evitadas se a noiva e o noivo estivessem em boas mãos ou mais preparados.

First comes Love then comes a Wedding Planner

Antes de decidir qual profissional contratar, não se esqueça de fazer a si mesmo(a) essas perguntas:

  • Qual é o seu orçamento geral? Você está disposto(a) a gastar pelo menos 10-15% do seu orçamento na contratação de um wedding planner? Do contrário, um wedding coordinator tende a ser mais amigável em sua carteira.
  • Qual é o tempo disponível que você tem para se dedicar ao planejamento do seu casamento?  Se for menos do que 3 a 5 horas por semana, um wedding planner pode ser o caminho a percorrer.
  • Você tem um monte de gente em sua família ou amigos com opiniões conflitantes sobre todas as coisas do seu casamento? Se assim for, um wedding planner pode ajudar a desviar todos aqueles pequenos detalhes que podem ser re-direcionados para você ou para seu noivo(a).
  • Você tem a visão, mas não sabe todas as formalidades de um casamento (como, por exemplo, a forma de planejar um mapa de assentos ou quanto tempo a cerimônia deve durar).  Um wedding coordinator pode ser uma boa opção para você.

Espero ter conseguido diferenciar um profissional do outro e quem sabe terei lhe ajudado a se decidir por um deles? Estou aberta em responder suas dúvidas e curiosidades sobre esse mundo fascinante que é o da Cerimônia de um Casamento.  Em próximas oportunidades, estarei trazendo outros textos que tenho a certeza irão lhe ajudar, aconselhar, ensinar e principalmente, mostrar um pouco do que eu vivo em cada evento realizado.  Até lá!


Quer saber mais sobre Festas e Eventos? Curta nossa página do Facebook.


Cintia Googins, brasileira, formada em Publicidade & Marketing e foi piloto de automobilismo por 4 anos. Está nos E. Unidos  há 12 anos e tem experiência em online retailer e blogger. É formada como Wedding & Event Planner pela New York Institute of Art and Design e fundou a Cintia’s Unique Events que com sua experiência, conhecimento e talento, tem uma reputação de compreender exatamente o que fazer com que cada cliente se sinta único e especial,  tornando o casamento dos sonhos em realidade. Extremamente organizada e detalhista tem como paixão sua família e o trabalho.  Para contato: email: cintiagoogins@cintiasuniqueevents.com ou telefone:  (561)374-3982

Deixe Seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Call Now
Translate »