Prepare sua casa Prepare sua casa

Prepare sua casa para vender melhor e mais rápido

por

Muitas vezes acreditamos que uma boa venda de casa esteja baseada somente na oferta e procura do imóvel, assim como no preço de mercado. Sim, claro, esses itens são fundamentais, mas não é somente isso que ajuda na venda.Temos obtido melhores e mais rápidos resultados quando preparamos a casa para a venda. “Como assim?”, você pode estar se perguntando.

A venda é uma ocasião especial, vamos receber convidados que irão analisar sua casa nos mínimos detalhes. Mínimos mesmo…

Aquele ditado, “a primeira impressão é a que fica”, é verdadeiro sim!

Os negócios mais bem sucedidos são aqueles em que o comprador em potencial se apaixona pelo Imóvel. Se vê morando na casa e já começa a idealizar o que vai colocar em cada cantinho.

Se você está pensando em colocar sua casa à venda e obter o maior valor por ela, não deixe de ler essas dicas:

1) Jogue fora tudo o que não for necessário e que não pode ser doado. A palavra do dia é: desapego! Sabe aquele programa de peça de teatro que você assistiu 10 anos atrás e que continua guardado com seus papeis? Se não foi naquele mesmo dia em que você foi pedida em casamento ou qualquer outra data especialíssima, desapegue-se!

2) Separe os itens para serem doados. Existem varias instituições que aceitam doações, inclusive as que podem ser deduzidas no imposto de renda. Listei alguns telefones importantes de associações que aceitam doações.

3) Organize-se! Coloque cada coisa em seu devido lugar! Pratos de bolos e panelas não combinam com toalhas e cobertores, utensílios de cozinha ou com objetos de higiene pessoal.

4) Limpe sua casa! Faca uma limpeza profunda em todos os cantos da casa, rodapés, janelas, piso, nem que você precise de ajuda de um profissional. Faça!

5) Faça os pequenos consertos! Aquela fechadura que está solta há 10 anos e que te incomoda demais? Conserte-a. Aquele vazamento embaixo da pia do banheiro que você coloca uma panela para a água não cair e estragar a madeira? Conserte-o. Todos os pequenos consertos serão levados em consideração em uma inspeção e entrarão no relatório como gasto extra para o comprador.

6) Faca a limpeza do ar condicionado e mantenha o filtro sempre limpo. Um dos pontos mais ponderados na hora da compra de um imóvel, é a vida útil do ar condicionado.

7) Deixe sua casa mais leve, neutra, clara e espaçosa, deixe apenas alguns porta retratos.

8) Deixe cada ambiente mobiliado de acordo com o propósito. Aquele castelo enorme da sua filha que fica bem na entrada da sala ou a gaiola dos pássaros no hall de entrada, vão bloquear a criatividade de qualquer comprador. O comprador vai analisar o espaço de cada ambiente e visualizar os móveis dele no espaço destinado. Existem profissionais especializados em “staging” que podem deixar sua casa com aparência de casa modelo, ajudando assim, o comprador a se identificar com o imóvel!

9) Jogue fora os móveis quebrados ou dõe aqueles que você não usa mais. Aquela cadeira que quebrou e você diz que vai consertá-la, mas isso foi há 10 anos, e a cadeira continua naquele canto… Você não vai consertá-la. Jogue fora!

10) Faça uma lista de eletrodomésticos e equipamentos por data de compra, mesmo que aproximada.

11) Verifique se todos os seus impostos, seguros, taxas e licenças estão em dia.

12) Faca um trabalho de equipe com sua família. Explique a todos que a venda será uma conquista de todos, a “mulher maravilha” está cumprindo seu horário de trabalho e não pode passar 24 horas do dia catando roupas espalhadas pela casa, varrendo migalhas de pão e biscoito na sala, arrumando as camas, enfim, todos devem colaborar para manter o ambiente limpo!

13) Livre sua casa de odores desagradáveis. Evite cozinhar comidas com temperos fortes; se você possui animais, mantenha-os sempre limpos com suas caminhas sempre limpas.

14) Deixe os banheiros limpos e com odor agradável. Sabonetes, velas e toalhas claras transmitem uma sensação de limpeza e prazer.

15) A cozinha deve estar sempre limpa, com as bancadas livres. Geladeira e fogão devem estar limpos e preparados para serem abertos a qualquer momento.

16) Organize e limpe seus armários e closets. Eles serão abertos pelos compradores, não tenha dúvida.

17) Limpe e organize sua garagem! Principalmente aqui nos Estados Unidos onde a garagem normalmente é o “man cave” dos esposos. Eles prezam muitos suas ferramentas, etc. Deixe espaços livres, piso limpo, principalmente quando a lavanderia for na garagem.

18) Contrate um corretor de imóveis profissional, experiente e de sua confiança. O professional deverá entregar um relatório completo de imóveis comparáveis ao seu em preço, tamanho e localização. Nesse relatório deverão constar informações de imóveis disponíveis para a venda e os que foram vendidos nos últimos seis meses, pelo menos. Uma das regras principais para uma venda bem sucedida é que o imóvel esteja com o preço correto e de mercado. O corretor de imóveis deverá conhecer bem a área e dedicar-se 100% à venda de seu imóvel! Trabalhe em parceria com ele!

A partir do momento que você lista sua casa para venda, ela deve estar sempre pronta para ser mostrada. A casa e você devem estar sempre preparados para receber visitas, e essa visita é bem importante.

Se você não tem tempo para organizar sua casa, não hesite em contratar uma empresa especializada nesse assunto. Existem profissionais que organizam, limpam, consertam e deixam sua casa pronta para a venda.

Lembre-se: o comprador em potencial esta lá fora, procurando o imóvel de seus sonhos e o seu imóvel poderá ser exatamente o que ele procura e deseja!

Entidades que aceitam doações:

a) American Veteran Foundation (954) 974-0042
b) Friends of Foster Kids (561) 351-2540
c) Salvation Army (561) 688-9153
d) Bibliotecas estão sempre aceitando doações de livros

Procure uma associação perto de sua residência. Existem muitas precisando de ajuda!


Elizabeth Alderete,  Corretora de Imóveis, Empresária, proprietária da TopStarUSA, Agente de Viagens, Gerente da InvestBrasilUSA, Administradora de Empresas, Decoradora e Paisagista.  Trabalhou na Fundacao Getulio Vargas no Rio de Janeiro e foi Assessora de Comunicação na Bemfam. EMail: topstarusa@live.com – Tel (754) 235-0052

Deixe Seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Translate »