Pinceladas de Cor para Animar sua Casa

por

Pintura é provavelmente o mais rápido e econômico projeto de renovação para sua casa. Cria um grande impacto e muda o visual e o astral dos ambientes de uma maneira imediata.

Mas para garantir o sucesso do projeto, são muitos itens a serem observados. Não basta escolher a cor e comprar a tinta.  Detalhes como tipos, acabamentos, marcas, fluxo de cores pela casa, tendências do ano fazem toda a diferença no resultado.

Estude e analise antes de iniciar o projeto e não se esqueça que a cor deve refletir sua personalidade, combinar com o decor da casa e fluir em harmonia por todos os ambientes.

Fique atento:

Cores estão por todos os lados aquecendo e quebrando a monotonia. Mudam a cara, a energia e trazem personalidade, conceito e conteúdo para o ambiente. Deixe já de lado, a antiga noção de que as cores podem enjoar. A busca por decoração personalizada é o grande acelerador da coragem.

Antes de por mãos a obra, conheça as cores eleitas para 2016, que podem ser boa fonte de inspiração para criar seu estilo pessoal. Afinal, as empresas se baseiam em pesquisas mundiais de tendências de cores e movimentos comportamentais, alem de arte, moda e decoração, para captar as influencias e os desejos do mercado. E não demora muito para essas cores invadirem as lojas e projetos de decoração ao redor do mundo.

Tendencias 2016

Durante os anos de recessão os interiores eram envoltos pela segurança dos neutros com pequenos detalhes de cores vibrantes. Agora a tendência ressalta os tons pasteis, porem com profundidade. Tons amenos de verdes, azuis, rosas, amarelos, alaranjados e metálicos. Esse movimento dos pasteis simboliza uma intenção de simplificar a vida agitada e buscar o equilíbrio entre o natural e o tecnológico, o real e o virtual, o consumo e os recursos naturais. Um verdadeiro despertar para novos valores.

Nossas cores favoritas:

Estamos apaixonados pela combinação “cinza – cobre – rosado”. Este é o ano da “cor nas bochechas”. Tons rosados na decoração e na moda. O rosado combinado com cinza e acobreado é neutro mas também moderno, jovem, chic e fashion.

 

Crie uma paleta de cores para toda a casa:

  • As cores devem fluir harmoniosamente ao redor da casa. Esquematize numa folha de papel a planta da casa e aplique a cor escolhida por área.
  • Se vários ambientes são vistos juntos, tome cuidado com cores muito antagônicas. Escolha cores neutras para ambientes centrais e construa a partir deles. Escolha paredes de destaque para cores mais fortes e observe os artigos decorativos.
  • Se os ambientes não são vistos juntos, a paleta de cores pode ser mais flexível.
  • Não se esqueça que a cor deve complementar o piso, os acessórios, a mobília e tecidos ao redor da casa. Com a cor nova escolhida você pode adicionar novos acessórios mas a menos que queira começar do zero na decoração, nunca ignore o que já tem.

Escolha com atenção e sem pressa

Dedique um  tempo para selecionar as cores. Reuna cartelas, traga para casa, diminua as opções e depois disso, compre jarros pequenos de amostras. Pinte uma tira nas paredes. Observe as variações de cores e nuances de acordo com os horários do dia e da noite. Cores não existem sem luz, a decisão deve ser feita somente no ambiente a ser pintado.

image11

Qualidade é fundamental!

Não economize em tintas de marcas baratas e sempre – sempre – contrate um profissional! Os resultados a  longo prazo vão valer a pena no futuro.

Tipos e Usos:

Além de escolher a cor, é essencial se informar sobre os tipos de tintas e aplicações de acordo com o ambiente, para fazer a compra certa. O mercado de tintas oferece vários tipos de acabamentos, o que pode deixar dúvida na hora de escolher. Confira abaixo, os tipos certos para cada superfície a ser pintada:

  • Acabamento Fosco (chamado flat ou matte): para quem não gosta de brilho e pretende disfarçar defeitinhos e irregularidades na parede, essa é a solução. Por outro lado, esse tipo de tinta tende a reter mais sujeira do que as versões com brilho, isso porque a maioria das tintas foscas apresenta poros, que propiciam a fixação da sujeira.
  • Acabamento Semi-Fosco (chamado eggshell): ideal para uso em quartos e salas com circulação moderada.
  • Acabamento Acetinado (Satin): oferece um leve toque de brilho e um visual intermediário entre o fosco e semi-brilho.  Resistente a lavagens e indicado para cozinhas, lavanderias, banheiros e hallways.  Sua limpeza pode ser feita com pano úmido.
  • Acabamento Semi-Brilho (semigloss): acabamento com brilho intenso;  portanto a superfície deve estar bem acabada e nivelada para não ressaltar as irregularidades. Com alta impermeabilidade, é ideal para portas, armários, rodapés e molduras.
  • Verniz X Stain: as madeiras requerem produtos específicos, como vernizes, stains e esmaltes. Vernizes e stains são os mais usados em portas, janelas, moveis de jardim, pergolados e decks. Os dois cumprem a função de proteger a madeira porem o verniz é um acabamento de poro fechado, ou seja, cria uma película de proteção e pode alterar os veios da madeira. Já o stain e um acabamento de poro aberto, pois penetra nas fibras realçando os veios sem formar uma camada sobre a madeira como o verniz.

Preparação e Aplicação:

Muitos são os tipos de tinta e as cores, mas não adianta fazer tudo com muito cuidado e esquecer da preparação da parede. Para uma pintura perfeita é fundamental eliminar a sujeira, pó, umidade, óleo, graxa ou mofo.

O primeiro passo é lixar a superfície que será pintada.  Além de nivelá-la, abre a porosidade que facilita a aderência da tinta. Apos o lixamento, deve ser feita a limpeza com pano úmido para remover resíduos de pó. Se a pintura é exterior,  o teto e as paredes devem ser lavados com compressor de água. E não esqueça de esperar a secagem da superfície antes de começar a pintura.

Retire todos os objetos de decoração, proteja interruptores, tomadas e rodapés com fita crepe. Portas, batentes e janelas também devem ser cobertos.

Manutenção: é importante guardar uma pequena lata da tinta para pequenos reparos. Crie o habito de limpar marcas antes que se espalhem pelas paredes. E uma vez por ano, dê pequenos retoques em áreas de maior circulação. Geralmente com boa manutenção a pintura na área externa dura cinco anos e na interna, esse prazo pode dobrar.

Efeitos Especiais

Além da pintura tradicional, é possível mudar um ambiente com efeitos especiais, tanto com tintas prontas quanto com técnicas que resultam em um visual diferente. Ha um leque enorme de possibilidades, desde materiais e técnicas para texturas, como concreto, camurça, aço escovado, jeans, listras, geométricos, mosaicos, ombre, efeito lousa e muitos outros.

A cor dá vida aos ambientes. Troque as almofadas em uso ha tempos e se inspire nelas para pintar as paredes

Avaliar as texturas e cores da mobília e também da estrutura geral do ambiente é sem duvida, uma grande ajuda para escolher a cor mais apropriada respeitando seu estilo”.

 

image16

Segredo de Design de Interiores:

Pintura da casa é sim um projeto econômico para renovar e imprimir seu estilo. Porém não se iluda … como todo projeto de casa pode ser um pouco desafiador se você não observar com atenção todos os detalhes.

Contratar um profissional e sempre recomendável e pode garantir um melhor resultado.

A escolha das cores deve respeitar sua personalidade. Cada cor transmite sensações diversas; confie na sua intuição mas não antes de avaliar todas as possibilidades.


Quer saber mais sobre Casa e Decoraçãp? Curta nossa página do Facebook.


Cinthya Schiavinato, formada em marketing e design de interiores; com pos- graduação em Business.  “Muitas vezes me vejo como escritora, meus clientes me contratam para escrever suas histórias através de suas casas; mas ao invés de palavras, um design de interiores usa tecidos, cores, móveis, pisos e almofadas.” Cinthya, juntamente com Dulce Lunardon, são proprietárias da Quick Design Help e-mail: info@quickdesignhelp.com.

Reginaldo sikva says:

Nossa como eu amei seu blog, muito util na minha profissão, sou pintor e decoração com gesso drywall, Parabéns mesmo adorei

Cinthya Schiavinato says:

Obrigada, Reginaldo! Pintura realmente muda um ambiente e custa pouco, porem um trabalho mal feito põe tudo a perder, vc como profissional sabe bem disso.

Deixe Seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Translate »