Coitadinhos dos bichinhos … eles estão na mira das dietas doidas

25 de de January 2018 por

Não vou desistir de falar a respeito de notícias sensacionalistas e que são lançadas diariamente nas redes sociais. Hoje pela manhã me perguntaram sobre o óleo de avestruz…isso mesmo óleo de avestruz. Não vai demorar para termos notícias sobre a morte desses animais para extrair o tal óleo.

Não, não e não. Ele não faz milagre. É um óleo que tem uma parte com o tal ômega 3, tem o 6, tem o 9 também. Mas a maioria das pessoas nem sabe o que é, apenas ouviu falar que faz bem. Então, passa a usar e com o pensamento de quanto mais melhor.

Acontece que nosso corpo não é matemático. Não se soma os efeitos benéficos aumentando a ingestão de um ou outro alimento. O nosso equilíbrio é bem diferente disso. Se as pessoas começarem a seguir essa moda e suplementarem a alimentação com “óleo de avestruz” podem passar a consumir excesso desses óleos. As consequências podem não ser muito boas, nem para o pobre animal nem para o ser humano.

Mais uma vez vamos dizer que as gorduras sejam elas consideradas boas ou ruins, todas têm muitas calorias. Todas fornecem 9 calorias por grama. Além disso, como eu estava dizendo, nós precisamos de quantidades adequadas, nem mais nem menos. Para conseguirmos isso a maneira mais fácil é comer comida, e comida feita em casa. Não comida pronta e industrializada. E claro, comendo com moderação. Pensando nisso, se você tem na sua alimentação, peixe de uma a duas vezes por semana, ou ovos, ou chia, ou linhaça é quase certeza que você tem as quantidades corretas “dos ômegas” que existem no óleo de avestruz. Não precisa suplementar. Lembrando que a suplementação deverá ser indicada por um nutricionista e não por um amigo ou amiga magra e de pele sedosa, certo?

O excesso de ômega 3 por exemplo, pode trazer alguns probleminhas para a saúde. Pode agravar algumas doenças, aumentar a possibilidade de hemorragias, aumentar o colesterol, e existem estudos que relacionam o excesso de ômega 3 ao aparecimento de tumores malignos.

Então, por que gastar dinheiro, judiar dos animais, aumentar a possibilidade de engordar e de ficar doente? Por que ir em busca de algo milagroso e não simplesmente se cuidar comendo bem, se exercitando e buscando boa qualidade de sono? Por que o ser humano gosta de acreditar em coisas fáceis e impossíveis? Quem souber a resposta, por favor me avise.


A Dra. Ivani Manzo atende pessoas pessoalmente ou online, auxiliando a terem uma alimentação mais saudável, encontrando o melhor tipo de atividade física e melhor qualidade de vida.  A Dra. Ivani Manzo é PhD pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo UNIFESP-EPM.  Há anos estuda o funcionamento do corpo humano. Acredita que a melhor forma de manter a saúde e a qualidade de vida é cuidando da alimentação, sono e fazer exercícios.   Para contato, visite: http://www.myclickcoach.com

Deixe Seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Call Now
Translate »