O que a obesidade faz com você e que você não pode ver? O que a obesidade faz com você e que você não pode ver?

O que a obesidade faz com você e que você não pode ver?

1 de de February 2018 por

Se não sempre a grande maioria das vezes que falamos de obesidade, falamos de forma a não machucar as pessoas que são obesas e que estão sempre lutando para se livrar dela. Outras poucas vezes falamos do aspecto estético que os obesos apresentam e por isso muitas vezes discriminados de forma cruel. Hoje vou pedir licença e vou falar do corpo por dentro e de forma bem mais dura, me restringindo a contar um vídeo que eu assisti.

Trata-se de uma necropsia feita em uma mulher que doou seu corpo para pesquisa. Essa mulher era americana e morava na Califórnia. Seu corpo foi encaminhado para um hospital no Reino Unido e a única informação sobre a sua vida era que bebia socialmente. Essa mulher morreu aos 60 anos de idade devido à insuficiência cardíaca e era obesa. O vídeo foi feito para mostrar a análise feita por um médico patologista, sobre a situação de seus órgãos. Vou me abster de detalhes impressionantes e me limitar a contar como estavam os seus órgãos internos comparados a normalidade.

Depois de cortar uma camada de mais de 5 centímetros de gordura, os órgãos podiam ser vistos. Começando pelo coração, foi notado que eles estava muito aumentando em tamanho, devido a pressão arterial elevada e esta por sua vez era elevada devido à obesidade. O coração foi pressionado pelo sangue (pressão alta) e se expandiu fazendo com que suas paredes ficassem muito finas e sem força suficiente para impulsionar o sangue, fato que causou a morte da senhora. Havia acúmulo de água nos pulmões também como reflexo da insuficiência cardíaca. O fígado era 1/3 maior que o normal, com cor alterada pela gordura no seu interior e com cicatrizes. Os rins estavam envolvidos em uma grossa capa de gordura e com sinais de lesão devido a pressão elevada.

Nada disso podia ser visto enquanto essa senhora estava viva, trabalhando, cozinhando, amando, passeando e curtindo a vida. Me recuso a acreditar que ela nunca tinha ouvido falar que obesidade é doença. Me recuso a acreditar que nunca ela tenha percebido dificuldade em respirar, dificuldade em andar por um pouco mais de tempo, ou dificuldade em subir alguns lances de escada. Me recuso a acreditar que não tinha percebido nada. E também me recuso a desistir de gritar, escrever, falar e atuar contra a obesidade. Não, não é uma questão estética.


A Dra. Ivani Manzo atende pessoas pessoalmente ou online, auxiliando a terem uma alimentação mais saudável, encontrando o melhor tipo de atividade física e melhor qualidade de vida.  A Dra. Ivani Manzo é PhD pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo UNIFESP-EPM.  Há anos estuda o funcionamento do corpo humano. Acredita que a melhor forma de manter a saúde e a qualidade de vida é cuidando da alimentação, sono e fazer exercícios.   Para contato, visite: http://www.myclickcoach.com

Deixe Seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Call Now
Translate »