Massagem … o toque que cura. Como tornar-se um profissional na área?

8 de de August 2016 por

Estamos falando de relax ou queremos algo mais intenso que realmente nos cure? Queremos receber massagem ou queremos nos tornar profissionais respeitados nesta área?

Você pode encontrar as respostas para essas duas perguntas ao ler esse artigo.  Acredite: vai valer a pena e só vai lhe tomar uns 5 minutinhos.

O termo massagem vem do francês “massage”, porém a massagem  nasceu em meados de 1800 A.C. através da  medicina chinesa.  Ao longo dos anos tem aliviado dores e desconforto.  Egípcios antigos, persas e japoneses, entre tantos outros povos, se beneficiaram dos toques terapêuticos no tratamento de várias doenças e lesões.  E através dos séculos, médicos suecos, franceses, alemães, ingleses e americanos passaram a contribuir para a evolução do método.

Fisiologicamente, as manobras da massagem em local dolorido melhoram a circulação e a oxigenação.  Quando o corpo é tocado, o organismo libera endorfina e encefalina, substâncias que promovem analgesia, resultando no alívio da dor.  A massagem é um tratamento preventivo que ajuda a melhorar a circulação sangüínea, alivia as tensões, beneficia a qualidade respiratória, diminui a ansiedade e irritação e  conseqüentemente pode  reduzir, por exemplo, a possibilidade de, no futuro a pessoa ter problemas cardíacos, segundo a afirmação de alguns médicos.

Decidir por uma sessão de massagem não é problema, mas saber qual profissional escolher pode se tornar um.  Cabe enfatizar que não há necessidade de se fazer a massagem com um fisioterapeuta médico.  Mas é preciso escolher um profissional especializado no assunto, com conhecimento adequado de anatomia e das diversas técnicas de massagem.  Por isso, saber se o profissional tem se preparado adequadamente é uma das sugestões mais apropriadas  para você fazer sua escolha e evitar dores maiores no futuro.

Talvez devêssemos pensar em massagem não somente como “relax” momentâneo, mas sim acreditar que estamos buscando também um tratamento preventivo. Para isso, investigar se o SPA esta oferecendo milagres (como por exemplo um preço extremamente diferente e menor do que o do concorrente) pode ser um sinal negativo.  Cabe levar em conta que tipo de profissional tal SPA tem em seu time.

Um profissional que estudou no Brasil costuma perceber  ao buscar as salas de aula nos Estados Unidos que o aprendizado aqui difere muito dos ensinamentos de lá.  Certas técnicas ou sequências de massagens aqui são  mais detalhadas:  Apreendemos sobre:

  • Anatomia e Fisiologia
  • Cinesiologia
  • Patologia Clínica
  • Ética
  • Núcleo de Saúde Básica
  • Teoria
  • Avaliação e aplicação
  • Padrões Profissionais
  • Práticas de Direito e Negócios
  • Competências de Empregabilidade
  • Conhecimentos de Informática

Como posso me tornar um Licensed Massage Therapist (LMT), ou seja, um Massagista Terapeuta licenciado?

O passo mais crítico para se tornar um bom profissional  é obter a formação e contar com a confiança na hora da prática.  É necessário sentir-se capaz de prestar os exames do Estado em que vive ou pretende exercer tal profissão.  Você tem que estar consciente que está trabalhando em um campo muito próximo da Medicina e diretamente com os corpos dos clientes.  É imperativo obter a formação adequada para poder exercer essa profissão com segurança e eficácia.

Os programas de formação podem variar de cumprimento e requisitos.  Cada estado difere no sentido dos requisitos de licenciamento e cada estado define sua carga horária. Esta carga horária  pode variar de 500 a até 1,000 horas de formação para que você possa se qualificar  para o exame de licenciamento.  Mas a média nacional é de 560 horas de treinamento. Alguns estados também exigem a Certificação de CPR (Cardio Pulmonary Resuscitation ou Ressuscitação Cardiopulmonar).

Você pode optar por uma escola profissionalizante mas investigue sempre se tal escola está registrada, se é reconhecida e cadastrada em Tallahassee, no caso da Flórida.  Eis algumas  escolas que visitei e encontrei um programa bem intenso, com bons rendimentos e com custos que cabem em seu orçamento.

A  VIP Beauty School que nos dá a oportunidade de sermos excelentes profissionais e podemos gastar menos de 50% pela mesma carga horária e material didático (Margate) comparando com as menos caras.

Florida College of Natural Health – Fort Lauderdale Campus  Uma escola com nível superior.
Quando você estiver buscando sua capacitação lembre se também do custo beneficio.

Quanto posso ganhar? Só depende de você …

Uma hora ou hora e meia de massagem por exemplo pode custar até $80.00.  Se você trabalha por conta própria, a cura também é sua, já que se você for trabalhar em SPA’s, salões ou clinicas, costuma-se receber uns 40% somente de cada massagem. (os estabelecimentos ficam com a porção de 60% pelas despesas atribuídas ao local, infra estrutura, etc.)

Porém como massagista de qualquer modalidade que  você  escolher entre as muitas possibilidades,  você pode ter a flexibilidade para criar o seu próprio “schedule”  por ser independente, ou montando o seu próprio negócio. Muitos profissionais de massagem não trabalham para um local especifico, podem mover-se  com o seu equipamento (visitando o cliente a domicilio) ou alugam um espaço para a prática.

Costumo salientar que a busca por massagens tem diferentes variantes.  As massagens oferecidas nos SPA’s  e Wellness Centers ou no conforto do próprio lar, têm um objetivo comum: proporcionar momentos de escape e serenidade total, renovar energias, equilibrar o corpo e a mente para não dizer a alma.

Então pense com carinho. Alguns de nós, massagistas, já sabemos que nascemos para trazer o equilíbrio para a alma e o coração.  Alem de proporcionar uma integração de profunda calma,  fazemos massagens até nos nossos próprios pés, ou massagens que desestressam até mesmo nossos bichinhos de estimação.

Cabe lembrar que os massoterapeutas podem especializar-se em mais de 80 tipos diferentes de massagem, chamadas modalidades: massagem sueca, massagem profunda, reflexologia, acupuntura, massagem desportiva e massagem neuromuscular são apenas algumas das muitas abordagens para a terapia de massagem. A maioria dos massagistas prefere fazer especialização em diversas modalidades que exigem diferentes técnicas.

A União da perfeição da técnica com a qualidade de trabalho faz o seu e o meu sucesso.  Amar o que se faz e fazer bem o que se propõe, contribui para o bem estar do profissional e do paciente.

E ai? Continua pensando se a Massagem pode ou não curar você?

Procure um profissional que vai lhe “tocar” … ou procure despertar o Profissional que existe dentro de você!

Ate a próxima!


Quer saber mais sobre Saúde e Bem Estar? Curta nossa página do Facebook.


Ligia é proprietária da Shiny Idea, uma empresa voltada para o setor de beleza.  Estudou Cosmetologia na Sheridan Technical  College, Postgraduate Education em Skin Care no International Dermal Institute, Health Care na FLC Healthcare Academy.  Sempre trabalhou como profissional liberal e tornou-se President Club da Avon.  Atualmente como profissional de Saúde, dá  atendimento preferencial  a pacientes de pós e pré cirúrgicos.  Ama sorrir, ama cachorros, ama cozinhar, fazer e receber amigos.  Email para contato: ligia200@hotmail.com

Soraya Tuba says:

Muito boa a matéria, bem explicada e detalhada. Nada como tratar com quem realmente sabe do que esta falando. Parabéns Ligia pela maravilhosa explicação, pelo amor e carinho que dedica a tudo que faz. Espero o próximo artigo ansiosamente.

Deixe Seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Call Now
Translate »