A linguagem dos bouquets que toda noiva deve conhecer

por

Este é meu terceiro e último artigo relacionado a flores no casamento.  Nos dois posts anteriores  eu expliquei a diferença entre um florista e um designer e sobre as flores e seus significados. Vamos falar hoje sobre os tipos de Bouquets de Noiva, um objeto de beleza nos olhos de quem vê, e que diz muito sobre o seu estilo por ser um item muito pessoal da noiva.  Talvez você não saiba, mas o bouquet de noiva tem a função de complementar o vestido.  Se bem escolhido ele irá harmonizar todo o visual, porém ele nunca deve competir com o vestido.  Do contrário o resultado poderá ser desastroso.

bouquet_noiva_lilas_pq

 

Antigamente os bouquets eram feitos de ervas que tinham o objetivo de espantar o “mau olhado” de cima dos noivos, protegendo o casamento entre eles.  Hoje tudo se modernizou e esse acessório é usado para complementar a noiva. Tanto é que os bouquets que entram na igreja não são mais jogados para as convidadas, ritual encontrado em todos os casamentos. Geralmente ele é dado à mãe da noiva, madrinha ou sua melhor amiga solteira. E é escolhido um bouquet menor para ser jogado durante a festa.

 

Existem algumas regras a serem seguidas quando você for escolher seu bouquet de noiva:

  • Ele deve representar a personalidade da noiva.  Por isso, nada de delegar a outra pessoa a tarefa da escolha por você. Assim como o vestido, o bouquet é algo pessoal e deve ser milimetricamente escolhido por você mesma.
  • O bouquet não precisa de jeito nenhum combinar com as flores da decoração.  Ele pode e deve ser único.  Para algumas noivas, escolher um bouquet que tenha as mesmas flores da decoração, dá a impressão que o bouquet foi feito com as flores que sobraram.  Caso você não possa fazer a decoração inteira com uma flor de sua preferencia pelo fato dela ser cara, opte em fazer pelo menos o seu bouquet, pois você terá muitas fotos segurando o seu bouquet com sua flor predileta.
  • As noivas mais altas devem escolher bouquets em cascata, o que dará a impressão de ela ser mais baixa; noivas mais baixas devem optar pelos arranjos redondos, assim ela não ficará escondida atrás do bouquet.
  • Cuidado ao escolher as flores para fazer o seu bouquet, cuidado com flores que tenham um perfume muito forte, como a Angélica, por exemplo; ou flores que soltam seiva facilmente que mancham o vestido, tais como o girassol.

Como carregar o bouquet de Noiva:

O bouquet tem todo um ritual, e saber carregá-lo garantirá sucesso em sua entrada triunfal. A forma correta de carregar os bouquets – redondo ou cascata – é encostar o ossinho do pulso no ossinho do quadril.  Cuidado com os braços abertos! Isso poderá fazer você ficar com “asas”.  Permaneça com o braço sempre junto ao corpo.  É interessante que,  ao ensaiar a entrada na igreja, você ensaie também a forma que irá carregar o bouquet.
O bouquet estilo braçada deve ser levado no colo, como se fosse um bebê mesmo, apoiando o caule nas mãos e flores apoiadas no antebraço.

Favorecendo seu tipo físico com o bouquet:

Como falamos anteriormente, ao escolher um tipo de bouquet você deve levar em consideração seu tipo físico. Veja alguns modelos de bouquet para diversos tipos físicos:

buque_de-noiva-como-fazerBouquet redondo e cheio: ideal para noiva com silhueta equilibrada, baixinha e magrinha ou alta e magra.

Bouquet redondo pequeno: perfeito para noiva com silhueta equilibrada ou baixinha e magrinha.

 

 

bouquetsacascata (2)Bouquet cascata médio: ideal para noiva com silhueta equilibrada, baixinha e gordinha, baixinha e magrinha, alta e magra ou gordinha.

Bouquet cascata longo: para noiva com silhueta equilibrada, alta e magra ou gordinha.

 

 

buque-bracadaBouquet braçada: ideal para noiva com silhueta equilibrada, baixinha e gordinha, baixinha e magrinha, alta e magra ou gordinha.

 

 

 

Escolhendo o bouquet de noiva de acordo com a época do ano

Verão: para as noivas que irão se casar no verão, o ideal é optar por bouquets leves. Aqui as folhagens verdes agrupadas com as flores do bouquet cumprirão bem esse papel.

Inverno: para as noivas que escolherem se casar no inverno, devem optar por bouquets mais calorosos. Uma boa pedida são os bouquets compactos, com as flores bem juntinhas.
Independente da estação do ano, o melhor é sempre optar por flores da época, além de mais baratas, são mais fáceis de achar.  Se houver quaisquer imprevistos, a chance de não ficar na mão é maior.

O bouquet de noiva e o vestido

Como eu disse, o bouquet deve se harmonizar com o vestido.  A seguir cito alguns tipos de vestido e o bouquet mais apropriado para cada um deles:

  • Vestido delicado: como por exemplo, os vestidos de renda, que pedem um bouquet igualmente delicado.
  • Vestido suave: aqui a opção para escolha do bouquet é maior, pois dificilmente esse vestido irá competir com ele, o importante é optar por um bouquet que dará graça ao visual.
  • Vestido estampado: esse tipo de vestido contem flores no tecido, portanto o cuidado deve ser redobrado. Escolha um bouquet com flores na cor das estampas ou procure harmonizá-las com bom gosto.
    Noivas mais conservadoras devem escolher bouquets mais clássicos, como os em tom branco ou com poucas flores. Noivas modernas ficam bem com bouquets em tom mais vivo, como o lilás ou o vermelho.
    Agora veja abaixo os tipos de bouquet para noivas de todos os estilos:

bridal-bouquets-shower-cascade-tearCascade (Cascata) – Os bouquets em cascata foram originalmente referidos como bouquets de chuveiro. Também conhecido como um bouquet de lágrimas. Este estilo tornou-se exagerado por volta de 1920, com bouquets muito maiores, tão grandes que quase escondiam a noiva. Eles atingiram o seu pico de 1920 – 1930 até a Segunda Guerra Mundial.
O buquê cascata, é o mais formal e mais tradicional de todos, é projetado para derramar graciosamente sobre as mãos da noiva as flores fluindo para baixo para um estilo sofisticado e estilizado.  Quase qualquer flor pode ser usada neste estilo. O bouquet é arredondado no topo, mas pontudo na parte inferior.  O bouquet chuveiro tradicional é conhecido como o grande bouquet multi-trilha, posteriormente rebatizado “Princesa” em homenagem à falecida princesa Diana e seu impressionante bouquet de noiva. A versão moderna menor é chamada o bouquet teardrop ou trilha bouquet.

 

bridal-bouquets-hand-tiedHand-tie bouquet (bouquet de mão amarrado) – Este tipo de bouquet é uma bela escolha para um casamento ao ar livre. Ele é organizado de uma forma mais flexível com as hastes esquerdas mais longas e uma grande fita ou tecido exótico amarrados.

 

 

 

untitledBallerina Bouquet (Bouquet bailarina) – É um buquê redondo, composto por massas de tule ou redes, e poucas flores. Este tipo de bouquet era popular no início dos anos 40 quando as flores eram escassas devido à Segunda Guerra Mundial. Para as noivas modernas, um buquê bailarina oferece uma solução, mas bonita e de baixo custo para um orçamento apertado.

 

 

xbridal-bouquets-biedermeier.jpg.pagespeed.ic.eEbCuUJ5_x (2)Biedermeier Bouquet – O bouquet biedermeier é de influência europeia. As flores são bem-estruturadas e cuidadosamente dispostas em padrões circulares definidos, de flores coloridas diferentes, cada anel contendo um tipo de flor. Originários da Suíça no final de 1800, muitas vezes, cascas de laranja e limão foram adicionadas para uma extra fragrância. O biedermeier tem uma geometria muito agradável e foi recentemente mostrando sinais de popularidade novamente devido à sua beleza dramática e contraste.

 

xbridal-bouquets-arm-sheaf.jpg.pagespeed.ic.5QhoroQp-rPresentation Bouquet (Bouquet de apresentação) – Também conhecido como bouquet de braço se tornou popular no início de 1900 sob o nome de bouquets Bernhardt; inspirado nos bouquets apresentação feitos para a atriz do dia, Sarah Bernhardt. Eles têm flores de haste longa e folhagens que a noiva carrega embaladas em seu braço. É uma alternativa impressionante para estilos mais tradicionais de bouquets, é muito chique, e melhor adaptado aos casamentos estilo moderno. Eles podem ser de terminação única, com hastes que mostram em uma extremidade, ou sem mostrar hastes.  Uma linda fita dá o toque final. Escolhas florais populares para bouquets de braço são lírios, gladíolos, orquídeas, rosas de haste longa, delphiniums, e espora sem hastes aparecendo.

 

0048Composite Bouquet (Bouquet composicao) – bouquet composto de flores no início do século 20, usado principalmente para noivas com um orçamento ilimitado. Este bouquet é uma variação do bouquet redondo. Uma flor construída de centenas de pétalas reais ligadas entre si para se parecerem com uma enorme flor. Este estilo é simples em design, mas gracioso e elegante. Ele funciona bem em casamentos mais íntimos e sofisticados. Embora recentemente apresentado em revistas de alta moda, esta técnica especializada e demorado ainda está para recuperar sua antiga popularidade. Os toques finais podem ser em fitas de cetim ou organza.  Perfeito para a noiva que ama a simplicidade. Esse bouquet é caro por ser muito trabalhoso, mesmo se forem usadas pétalas baratas e falsas.

untitled (2)

 

Fan Bouquet (Bouquet leque) – é um buquê simples de flores ligados a um leque de vime ou plástico. Popular no final dos anos oitenta, foram embelezadas com cravos, baby-breath e muita fita. Este estilo de bouquet é uma reminiscência da era vitoriana, e é popular para estilo vintage old-fashioned ou casamentos de inspiração asiática. Perfeito para noivas que querem algo um pouco diferente.

 

 

xbridal-bouquets-nosegay.jpg.pagespeed.ic.kRVN7qmMYINosegay Bouquet (Ramo de flores) – é bouquet de uma pequena forma arredondada de um ramo de flores e verdes, muitas vezes com mais verdes do que os outros bouquets. Ele voltou à moda na década de 80 e hoje é muito popular com “flowergirls” e damas de honra. Nos tempos modernos, tem sido revivido e reinventado com adições de lindas fitas de cetim e organza e arranjos florais maiores.

 

 

crescent-bouquetsCrescent Bouquet (Bouquet Crescent) – Se você estiver sem ideias para o seu bouquet de flores, dê uma olhada em alguns  não convencionais, tais como o bouquet crescente. Como o nome sugere, estes tipos de bouquet são muitas vezes manipulados para formar uma curva em forma de lua. O arranjo é incomum e, certamente, uma atenção extra na sua grande entrada, mas tome cuidado: por chamar muita atenção você tem que ter certeza que esse tipo de bouquet e adequado para o estilo do seu vestido e casamento.

 

bridal_bouquet_-_posy_092Sheath Bouquet (Bainha Bouquet) – um punhado do mesmo tipo de flores amarradas em conjunto com uma fita, deixando a maior parte da haste exposta. ele é normalmente feito com flores limpas como tulipas ou miniatura de copo-de-leite.  Pouco atraente, natural, a sua forma linear vai bem com um vestido simples, embora seu estilo e bem popular não seja muito escolhido.
Eu sempre digo às minhas noivas que, escolhendo o seu bouquet elas podem dar um toque pessoal, como acrescentar plumas, alguma jóia de familia na haste onde se segura o bouquet, especialmente se você quiser fazer uma homenagem a um ente querido que já faleceu, hoje tem como incorporar uma foto miniatura no bouquet, tem quem queira acrescentar cristais e até mesmo, envolver o bouquet com um belo Rosario.

Entretanto, existem noivas que não querem carregar flores de maneira alguma, estranho? Muito!  Mas se você souber escolher o objeto certo pode ser tornar uma grande e inesquecível lembrança do seu casamento na memoria dos seus convidados. Você pode usar um bouquet de broches, e isso você começa no seu chá-de-panela, todos os convidados podem trazer um broche que depois do evento você pode mandar fazer um bouquet utilizando essas peças. Seus convidados vão ficar encantados e isso vai fazer com que se sintam especiais. Você pode carregar apenas um rosário e/ou uma biblia, enfim, as idéias podem ser infinitas e seja lá o que você decidir,  não se esqueça de comunicar ao seu fotógrafo para que ele possa dar uma atenção especial a esse detalhe.

2c0139c56cfe5617f2fa57080131afb2Não vamos esquecer das “bridesmaids”: o bouquet deve ser menor do que o da noiva, mas deve conter alguma característica do dela, seja na forma, cor ou tipo de flor. Também deve complementar a cor dos vestidos das meninas, portanto, quando for ao seu florista ou designer para falar sobre o bouquet das suas bridesmaids, não esqueça de levar uma amostra do tecido do vestido delas.

Uma idéia que fica legal e que, se as meninas estiverem usando o mesmo vestido e o mesmo sapato você pode sim usar diferentes bouquets para elas, mas que prevaleca o mesmo formato, estilo e cor, mudando apenas a flor. Fica um detalhe a mais a ser recordado no dia do seu casamento.

 

 

Antes de finalizar esse tópico relacionado a flores eu deixo aqui meu grande e único conselho: contrate um florista ou designer de confiança.  Se for recomendado por alguém que usou os serviços desse professional, melhor ainda.  É tão importante para esse profissional como é para você que seu casamento seja perfeito, pois é o nome dele que está ali, portanto ele vai te aconselhar e te mostrar o que é certo e o que é errado.  Mesmo que isso contrarie suas idéias, ouça-o e siga seus conselhos.  Já tive inúmeras noivas que não ouviram e decidiram fazer do jeito delas e no final foi um desastre.  Por exemplo, uma noiva que contratou um profissional sem conhecer seu trabalho, e qual prometeu o mundo, resultado: as flores entregues não foram as pagas e prometidas, e seu bouquet antes mesmo dela entrar na igreja estava todo murcho.

Lembre-se que esse dia é unico, tudo tem que ser perfeito e todas as suas decisões tem que ser certas, se você tiver um(a) wedding planner, ele(a) vai lhe ajudar a selecionar os melhores profissionais e lhe dar os melhores conselhos pois ele(a) está ali para fazer com que tudo saia da maneira com que você sempre sonhou.

Espero que esses dois últimos artigos sobre flores tenham lhe ajudado a entender melhor sobre esse mundo tão perfumado e lindo que é o das flores.

Estou a disposição para esclarecer qualquer dúvida.  Até a próxima!


Quer saber mais sobre Festas e Eventos? Curta nossa página do Facebook.


Cintia Googins, brasileira, formada em Publicidade & Marketing e foi piloto de automobilismo por 4 anos. Está nos E. Unidos  há 12 anos e tem experiência em online retailer e blogger. É formada como Wedding & Event Planner pela New York Institute of Art and Design e fundou a Cintia’s Unique Events que com sua experiência, conhecimento e talento, tem uma reputação de compreender exatamente o que fazer com que cada cliente se sinta único e especial,  tornando o casamento dos sonhos em realidade. Extremamente organizada e detalhista tem como paixão sua família e o trabalho.  Para contato: email: cintiagoogins@cintiasuniqueevents.com ou telefone:  (561)374-3982

Luiz Paulo says:

Gostei do texto!! Super claro e envolvente… acho lindo este momento, do casamento, buquê, a noiva toda linda… curti as informações!! =D

Renata says:

Adorei. Não tinha a menor ideia que a escolha do bosque era tão complexo.
Parabéns mais uma vez Cintia. ❤️

rosely alcantara says:

Que legal, muito bom saber de tantos detalhes
Cintia, voce e lindinha mesmo

Cecilia Johnson says:

Parabens, Cintia pelo artigo.

Deixe Seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Translate »